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Master's Dissertation
DOI
10.11606/D.48.2014.tde-09122014-132439
Document
Author
Full name
Anderson Manoel Caleffi
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2014
Supervisor
Committee
Biccas, Maurilane de Souza (President)
Costa, Ana Luiza Jesus da
Pereira, Maria Aparecida Franco
Title in Portuguese
A educação na Primeira República na cidade de Santos (1889-1908)
Keywords in Portuguese
Educação
Legislação
República
Santos
Abstract in Portuguese
No início da República, a cidade de Santos transformou-se do ponto de vista administrativo, organizando-se como Intendências, em substituição ao antigo modelo de Câmaras Municipais do período Imperial. O primeiro grupo de Intendentes eleitos em Santos, em 1892, promulgou uma Constituição Municipal (1894). Nesse período houve a criação de diversas instituições educacionais na cidade, que contaram com a participação de diferentes estratos da população santista. O objetivo desta dissertação é identificar, conhecer e analisar as iniciativas educacionais públicas, privadas e particulares promovidas na cidade de Santos, no Estado de São Paulo, no período de 1889 a 1908. Foi realizada pesquisa histórico-documental, com a análise da Constituição Municipal de Santos e especialmente das atas do Conselho de Intendência e da legislação do período, bem como relatórios dos Intendentes Municipais e dos Inspetores Literários, jornais e periódicos, procurando identificar as diferentes iniciativas educacionais defendidas. O recorte temporal privilegiado será de 1889 a 1908, período em que vigorou o sistema de Intendências. Este trabalho está estruturado em três capítulos. No primeiro, tem-se como objetivo identificar as iniciativas de escolarização promovidas por iniciativa particulares, como escolas de organizadas por imigrantes, associações de auxílio mútuo e por instituições confessionais, bem como mapear as estratégias de escolarização no âmbito estadual e municipal na cidade de Santos. No segundo capítulo, procurou-se verificar como foi a implementação da intendência municipal em Santos analisando a Constituição elaborada pelo grupo que estava à frente neste processo. Além disso, tentou-se compreender qual era o projeto educacional que estava sendo projetado. Por fim, no terceiro capítulo, pretendeu-se, a partir da discussão, criação e implementação de dos grupos Escolares Cesário Bastos" e o Barnabé, demonstrar as disputas, conflitos, tensões, principalmente, entre os dois primeiros grupos, que representam republicanos com divergências.
Title in English
Education in the First Republic in the city of Santos
Keywords in English
Education
Legislation
Republic
Santos city
Abstract in English
In the early Republic, Santos city became from the administrative point of view organizing as intendancies, replacing the old model of Municipalities of the Imperial period. The first group of Stewards elected in Santos, in 1892, enacted a Municipal Constitution (1894). During this period there was the creation of various educational institutions in the city, which included the participation of different strata of the population of Santos. The objective of this dissertation is to identify, understand and analyze the public, private and private educational initiatives promoted in the city of Santos, in São Paulo, in the period 1889-1908. Historical and documentary research was conducted by analyzing the Municipal Constitution Santos and especially the minutes of the Board of Stewardship and legislation of the period, as well as reports of the Superintendents and Inspectors Municipal Literary, newspapers and journals, trying to identify the various educational initiatives advocated. The preferred time frame is 1889-1908, a period that lasted intendancies system. This work is structured in three chapters. At first we tried to identify the initiatives promoted by private schooling initiative, as schools organized by immigrants, mutual-aid associations, and religious institutions, as well as map out strategies for education at the state and municipal level, the city of Santos. In the second chapter as it was sought to verify the implementation of municipal stewardship in Santos analyzing constitution drawn up by the group that was ahead in this process. Also, try to understand what was the educational project that was being designed. Finally, the third chapter is intended from the discussion, creation and implementation of the School groups Cesar Bastes and Barnaby demonstrate disputes, conflicts, tensions, especially between the first two groups, representing Republicans with differences.
 
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Publishing Date
2014-12-19
 
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