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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2014.tde-09122014-122559
Documento
Autor
Nome completo
Maria Cristina Stello Leite
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Gobbi, Marcia Aparecida (Presidente)
Moraes, Amaury Cesar
Zan, Dirce Djanira Pacheco e
Título em português
"Faz sentido?" - práticas docentes no ensino médio na disciplina sociologia: um estudo na rede pública do estado de São Paulo
Palavras-chave em português
Cultura escolar
Currículo
Disciplina escolar
Ensino de Sociologia
Práticas docentes
Resumo em português
A Sociologia, a partir do seu retorno à educação básica como disciplina escolar obrigatória, no ano de 2009 no estado de São Paulo, tornou-se palco de discussões que refletiam sobre seus objetivos, currículo, material didático, condições de trabalho e formação docente. Sua trajetória histórica intermitente pelo currículo trouxe implicações para as pesquisas voltadas a esta temática que, mesmo existindo em número considerável, constituem ainda escassas referências para aqueles e aquelas que se aventuram no ensino de Sociologia. Nesta pesquisa, que tem por objeto de estudo as práticas docentes de um professor e uma professora de Sociologia da rede pública de ensino do estado de São Paulo, compreende-se a escola e seus agentes como produtores de cultura e, por isso, analisa-se aquilo que professores/as de Sociologia realizam na sala de aula. Acredita-se que estas análises realizadas sobre práticas observadas em uma mesma escola dizem respeito a condições e questões que perpassam o nível individual e ao mesmo tempo contribuem para discussões relacionadas tanto ao que é específico da rede estadual paulista quanto ao que está se configurando como próprio da Sociologia no formato de disciplina escolar.
Título em inglês
" Make Sense? " - teaching practices in high school in sociology discipline: a study on the public network of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Curriculum
School culture
School subject
Sociology teaching
Teaching practices
Resumo em inglês
Sociology, from its return to basic education as a mandatory subject in the State of São Paulo, in 2009, has become object of discussions regarding its objectives, curriculum, teaching resources, work environment and teacher formation. Its intermittent historical trajectory in the curriculum has brought about some implications to the research in the area, which, even though existing to a considerable extent, still yields scarce references to those who venture teaching Sociology. The present research, based upon the teaching practice of two São Paulo public-school Sociology teachers, a man and a woman, understands the school and its agents as culture producers and, therefore, analyses what Sociology teachers actually do in the classroom. We believe the analysis performed about practices observed in a single school regard conditions and questions which pervade the individual level, yet contribute to discussions related both to specificities of São Paulos public school and to what has been coming forth as belonging to Sociology as school subject.
 
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Data de Publicação
2014-12-12
 
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