• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2009.tde-09092009-161959
Documento
Autor
Nome completo
Mara Cristina Rodrigues Dias
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Dietzsch, Mary Julia Martins (Presidente)
Braga, Patricia Colavitti
Souza, Renata Junqueira de
Título em português
Escrever a leitura e ouvir a fala de jovens leitores
Palavras-chave em português
leitura
literatura
prática de ensino
Resumo em português
Este trabalho tem como objetivo analisar e compreender a fala de alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola particular de São Paulo sobre suas idéias e noções a respeito de leitura em contexto escolar. A partir de leituras de obras literárias feitas ao longo de um ano, realizou-se um questionário para investigar a noção de leitura e literatura que o leitor tem e em que medida tal noção está condicionada às práticas escolares de leitura. O conhecimento das idéias de Calkins (1989) que explicitam o papel da sala de aula, planejada para o trabalho com a leitura, nos auxiliou na busca pelo leitor e não pelo livro. Este trabalho relata também a fala de uma criança no momento em que lê um livro e estabelece um diálogo com ele, na tentativa de escrever a sua leitura, como afirma Barthes (1987). Para compreendermos essas falas, foi feita a análise de uma prática pedagógica em relação à leitura de livros de literatura. Focalizou-se o lado de dentro da sala de aula, levando em consideração a necessidade de se elaborar um programa de leitura voltado para a formação do aluno enquanto leitor de textos literários capaz de reconhecer o livro enquanto objeto estético. A análise das falas das crianças e do programa de leitura proposto para esses alunos visa contribuir para a revisão das atuais práticas de leitura em sala de aula, compreendendo a leitura como ruptura ao já lido e como uma ação que instiga o pensamento.
Título em inglês
Writing the readings and the voices of young readers
Palavras-chave em inglês
literature
reading
teaching practice
Resumo em inglês
This dissertation aims at analyzing and understanding the voices of sixth graders in a private junior high school in São Paulo, Brazil, when they speak about their ideas and notions concerning reading within the school context. Based on the readings of literary works carried out within a school year, a questionnaire was developed to investigate two main aspects: the notions of reading and literature that these readers have and to what extent these notions are conditioned by school reading practices. The ideas of Calkins (1989) on the role of the reading class, specifically planned for this purpose, helped us in the search for the reader and not the book. This dissertation also reports the voice of a child during reading when a dialogue is established as an attempt to write the reading, as Barthes puts it (1987). To understand these voices, the analysis of the pedagogical reading practice involving literary books is also developed. This analysis focuses on the inside of the classroom, taking into account the implementation of a reading program that aims at the education of the student as a literature reader who is able to recognize the book as an aesthetics object. The analyses of both the voices of the children and the reading program makes it possible to revise contemporary reading practices within the classroom, based on the understanding of reading as a cleavage between what is being read and what has been read before and as a thought provoking activity.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-12-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.