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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-09032016-104611
Documento
Autor
Nome completo
Eduardo Perioli Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Silva, Vivian Batista da (Presidente)
Gallego, Rita de Cassia
Gatti Junior, Decio
Título em português
A ordem dos livros didáticos: critérios para a adoção de textos didáticos de língua portuguesa no ensino médio
Palavras-chave em português
Cultura escolar
Ensino de língua portuguesa
Livro didático
Programa Nacional do Livro Didático
Resumo em português
Esta dissertação propõe um estudo sobre a construção de critérios atualmente utilizados para a adoção de livros didáticos de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Toma-se como objeto e fonte de estudo o Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) publicado em 2012, investigando de que maneira esse texto expõe os critérios para aprovar títulos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, como os documentos oficiais impõem uma ordem aos livros, no sentido sugerido por Roger Chartier (1990). Ao estabelecer as condições para a aprovação, o PNLD acaba por ordenar também a escrita e a edição dos títulos que recomenda. Não se poderia deixar de articular questões que envolvem a adoção de obras didáticas com as questões relativas aos currículos de língua portuguesa do Ensino Médio, às trajetórias profissionais dos avaliadores do Programa e às necessidades postas pelo mercado editorial, pois esses aspectos são imprescindíveis para compreender o livro didático como produto e, ao mesmo tempo, produtor de iniciativas editoriais e escolares.
Título em inglês
Order of textbooks: criteria for the adoption of textbooks of English language in high school
Palavras-chave em inglês
National Textbook Program
Portuguese language teaching
School culture
Textbook
Resumo em inglês
This thesis proposes a study on the construction of criteria currently used for the adoption of Portuguese language textbooks in High School. It takes as the object and source of study the National Program Guide Textbook (PNLD) published in 2012, investigating how this text sets out the criteria for approving titles of Portuguese Language to High School, how official documents impose an "order" to the books in the sense suggested by Roger Chartier (1990). By establishing the conditions for approval, PNLD also order the writing and editing of the titles recommended. It could not let articulate issues surrounding the adoption of textbooks with issues concerning Portuguese Language curriculum of High School, to the career paths of Program evaluators and needs posed by the publishing market, as these aspects are essential to understand the textbook as a product and, at the same time, producer of editorial and educational initiatives.
 
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Data de Publicação
2016-05-04
 
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