• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2009.tde-09032010-115909
Documento
Autor
Nome completo
Delma Pillão
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Abdounur, Oscar Joao (Presidente)
Domite, Maria do Carmo Santos
Marafon, Adriana Cesar de Mattos
Título em português
A pesquisa no âmbito das relações didáticas entre matemática e música: estado da arte
Palavras-chave em português
estado da arte
matemática
música
Resumo em português
Esta dissertação tem como objetivo desenvolver um estado da arte da produção acadêmica no âmbito da relação entre matemática e música na área de educação, no Brasil, no período de 1990 a 2008. A partir do objeto de estudo dissertações de mestrado e teses de doutorado identificadas por meio do banco de teses da Capes foi construído um diretório de pesquisas sobre o tema, na tentativa de compreender o que tem sido estudado por estes pesquisadores, buscando conhecer suas principais preocupações e perspectivas, bem como as dificuldades e tensões que precisam ser observadas no âmbito dos estudos educacionais voltados para a utilização de música no ensino de matemática. Inicialmente, foi realizado o mapeamento geral da produção, tendo por base seus resumos. Após esta etapa foi realizada a leitura dos principais estudos. A análise de conteúdo, definida por Bardin (2000), configurou-se como o principal o procedimento metodológico que orientou a presente pesquisa, possibilitando a realização de uma investigação de cunho qualitativo. O referencial teórico utilizado pautou-se nos estudos de autores como Ferreira (1999; 2002), DAmbrósio (1986; 1990; 1993; 1999; 2004; 2005; 2006), Cortella (1998), Morin (2006), Biembengut (2002), Conrado (2005), Brejo (2007) entre outros, a fim de localizar e aprofundar as questões trazidas pelos estudos. Desse modo, este estudo busca destacar o valor, o papel e o significado dos trabalhos acadêmicos em torno dos estudos didáticos que envolvem música e matemática, procurando contribuir para a ampliação das pesquisas acadêmicas nesta área de estudos.
Título em inglês
The research in the context of didactical interrelationships between mathematics and music: state of the art.
Palavras-chave em inglês
mathematics
music
state of the art
Resumo em inglês
This dissertation aims at developing a State of the Art of the academic production in the context of the interrelationships between mathematics and music with an educational approach in Brazil, during the period from 1990 to 2008. From the object of study dissertations of Master and theories of Doctorate identified, by database of Thesis from CAPES it was built a directory of research on such a subject, in order to try to understand what has been studied by these researchers. This thesis also tries to understand their main concerns and perspectives, as well as the difficulties and tensions which are present in the educational studies toward the use of music in mathematics education. Initially, the general mapping of all the production was developed based on the abstract of each research. After this, it was read the main searches on this subject. The content analysis is defined by Bardin (2000), configured itself as the main methodological procedure that oriented this research, enabling the achievement of an inquiry with a qualitative approach. The theoretical framework used is guided by the studies of authors such as Ferreira (1999, 2002), D'Ambrosio (1986, 1990, 1993, 1999, 2004, 2005, 2006), Cortella (1998), Morin (2006), Biembengut (2002), Conrad (2005), Brejo (2007) among others to find and to develop the issues brought by the studies. Thus, this study aims to stand out the value, the role and the meaning of academic works toward didactical studies involving music and mathematics, in order to widen the academic research in this area of study.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Delma_Pillao.pdf (920.81 Kbytes)
Data de Publicação
2010-03-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.