• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2014.tde-08122014-131411
Documento
Autor
Nombre completo
Maria de Paula Pinheiro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Iavelberg, Rosa (Presidente)
Aranha, Carmen Sylvia Guimaraes
Monteiro, Katia Canton
Título en portugués
Ensino de arte em museus da cidade de São Paulo: tópicos modernos e contemporâneos
Palabras clave en portugués
Arte-educação contemporânea
Arte-educação em museus
Arte-educação moderna
Mediação entre arte e público
Resumen en portugués
Considerando que a arte-educação em museus é uma área de atuação recente no Brasil (as experiências iniciais datam da primeira metade do século passado), este estudo investiga e discute a influência dos pressupostos teóricos e didáticos da educação em arte associados à livre expressão modernista e à perspectiva contemporânea do fazer e ler influenciados pela cultura na mediação entre arte e público em dois museus da cidade de São Paulo. A partir de considerações históricas sobre as tendências pedagógicas do ensino de arte, analisamos as proposições práticas e reflexivas trabalhadas por dois destacados arteeducadores que foram coordenadores das ações educativas de museus da cidade de São Paulo ao longo da década de 1980: Paulo Portella Filho, coordenador do Serviço Educativo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre os anos de 1976 e 1987; e Denise Grinspum, coordenadora da Área de Ação Educativa do Museu Lasar Segall, entre os anos de 1985 e 2001. A presente pesquisa se insere no campo das investigações qualitativas, sendo os dados coletados predominantemente descritivos. Ressalta o levantamento de fontes primárias documentais produzidas na época, como relatórios, artigos de jornais e revistas que fazem referência aos projetos que são objeto de estudo dessa pesquisa o curso Laboratório de Desenho (1976-1987), da Pinacoteca do Estado de São Paulo, e o Programa de Educação para o Patrimônio Atendimento ao Público de Escolas (1985-2001), do Museu Lasar Segall. Como apoio à análise documental, foram colhidos depoimentos e narrativas dos protagonistas que são foco dessa investigação a respeito de suas práticas associadas ao ensino de arte. Tais depoimentos se configuraram como matérias-primas vivas permeadas de informações, enfatizando experiências que se inter-relacionam e desvelam concepções teóricas e práticas significativas para a área da educação em arte em museus e instituições culturais.
Título en inglés
Teaching art in the museums of the city of São Paulo: modern and contemporary topics
Palabras clave en inglés
Art-education in museums
Contemporary art-education
Mediation between art and the public
Modern art-education
Resumen en inglés
Whereas art-education in museums is a recent area of work in Brazil (the early experiences took place in the first half of last century), this study investigates and discusses the influence of the theoretical and didactic assumptions of education in art associated with the modernist free expression and the contemporary perspective of doing and reading influenced by the culture in the mediation between art and the public in two museums of the city of São Paulo. Starting with historical considerations about the pedagogical tendencies in the teaching of art, I have analyzed the practical and reflexive propositions worked by two outstanding arteducators who were in charge of the educational actions in museums of the city of São Paulo in the 1980´s: Paulo Portella Filho, head of the Educative Service at the Picture Gallery of the State of São Paulo, between 1976 and 1987; and Denise Grinspum, head of the Educational Action Area of Lasar Segall Museum, between 1985 and 2001. This research develops in the field of qualitative investigations, and collected data was predominantly descriptive. Highlight is the survey of primary documental sources produced at the time, such as reports, magazine and newspaper articles that make reference to the projects that were the scope of this study the course on Drawing Laboratory (1976-1987), at the Picture Gallery of the State of São Paulo, and the Program for the Education about Heritage Service to the Public from Schools (1985-2001), at the Lasar Segall Museum. In support to the documental review, I have gathered testimonies and narratives of protagonists who are the core of this investigation regarding their practices involving the teaching of art. Such testimonies turned out to be living raw materials full of information, emphasizing experiences that are intertwined and reveal intertwined and reveal theoretical and practical conceptions that are significant for art education in museums and cultural institutions.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-12-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.