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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2014.tde-08122014-124532
Documento
Autor
Nome completo
Thelmelisa Lencione Quevedo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Pagnez, Karina Soledad Maldonado Molina (Presidente)
Almeida, Rogério de
Cipullo, Marcos Alberto Taddeo
Título em português
Escola Projeto Âncora: gestação, nascimento e desenvolvimento
Palavras-chave em português
Comunidades de aprendizagem
Educação democrática
Humanização
Resumo em português
O presente trabalho busca compreender o processo de consolidação da Escola Projeto Âncora, que declara se concretizar por meio de princípios democráticos. O objetivo é verificar se esta Escola pode ser classificada dentro do movimento das chamadas escolas democráticas. Para tanto, esta dissertação apresenta um breve percurso histórico sobre um movimento de renovação do ensino - a Escola Nova -, e as tendências pedagógicas progressistas, com ênfase às propostas democráticas. O estudo inclui as questões de autonomia escolar, territorialização das políticas educacionais e a temática da gestão escolar democrática. São abordados os princípios das escolas ditas democráticas, de modo a que sirvam de base para verificar se a práxis da escola estudada se fundamenta a partir de tais princípios. O corpo teórico se constitui das formulações de Paulo Freire e Vygotsky, abrindo espaço para que a Pedagogia e a Psicologia atuem juntas, no sentido de colaborar para a compreensão do processo de desenvolvimento e humanização do homem. Ambos entendem a educação como prática social e política, o que propõe fértil embasamento para o entendimento do fenômeno da democracia. Trata-se de uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa. O trabalho de campo se constitui da análise documental e da observação participante. A observação em campo direciona-se ao modo como as relações são estabelecidas no contexto da participação democrática. As situações são descritas com vistas a compreender os processos e acontecimentos do cotidiano escolar, com o propósito de compreender a experiência prática da referida Escola. Os dados coletados mostram que a Escola em questão não se classifica - ela própria - dentro do movimento das escolas democráticas. Sua proposta é trabalhar de acordo com princípios democráticos, sobretudo promovendo o exercício da participação democrática como algo intimamente ligado à formação da consciência, para a vivência da democracia, incentivando a responsabilidade social. Seu propósito não é vivenciar a democracia em um espaço fechado - no interior de um prédio escolar -, e sim sair dos muros da entidade, ocupando os espaços da comunidade. Assim, vislumbra se consolidar enquanto Cidade Educadora, criando Comunidades de Aprendizagem. Esta finalidade tem vistas à promoção de condições que viabilizem a cidadania, a conscientização política, a socialização de informações, de espaço para discussões, gerando uma nova forma de pensar, uma nova cultura, o que faz das intenções educacionais desta Escola, o próprio processo de humanização, que considera não apenas a história existente, mas também uma história possível de ser construída.
Título em inglês
Projeto Âncora School: gestation, birth and development
Palavras-chave em inglês
Democratic education
Humanization
Learning communities
Resumo em inglês
The current paper intends to understand the consolidation process of Projeto Âncora School that states to accomplish its objectives based on democratic principles. It aims to verify whether this School can be classified along with the socalled democratic schools movement. Therefore, this dissertation introduces a short historical presentation about a movement of learning renewal the New Schools (a.k.a. Free Schools) -, and the progressive pedagogical trends, focusing on the democratic proposals. The study includes matters such as scholar autonomy, educational politics territorralization and the democratic school management subject. The socalled democratic schools principles are addressed in order to verify whether the studied school praxis is based on such principles. The theoretical body is placed by Paulo Freire and Vygotsky statements, giving room to Pedagogy and Psychology working together, as for the comprehension of the man development and humanization process. Both of them understand education as social and political practice, which proposes fertile basis for the understanding of the democracy phenomenon. It is a participative research, with a qualitative approach. The field work is based on the documental analysis and participative observation. The field observation focuses on how the relationships are established on the democratic participation context. Situations are described aiming to comprehend the scholar routine processes and happenings, intending to understand the practical experience of this School. Collected data show that the School does not classify itself as a democratic school, especially promoting the democratic participation practice as something closely related to the conscience formation for the democracy experience, motivating for the social responsibility. It does not aim to experience democracy inside a closed room, or in a scholar building, but to get out of the corporation, reaching the community spaces. In this manner, it conjectures to consolidate as a City that Educates, building Learning Communities. This objective intends to promote conditions that give room to citizenship, political awareness, information socialization, room for discussions, generating a new way of thinking, a new culture, which makes of this School educational intents the humanization process by itself, one that not only considers the existing history, but also a history that can be built.
 
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Data de Publicação
2014-12-19
 
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