• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2009.tde-08122009-151638
Documento
Autor
Nombre completo
Dulcyene Maria Ribeiro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Brolezzi, Antonio Carlos (Presidente)
Bueno, Beatriz Piccolotto Siqueira
Nobre, Sérgio Roberto
Saito, Fumikazu
Valente, Wagner Rodrigues
Título en portugués
A formação dos engenheiros militares: Azevedo Fortes, matemática e ensino da engenharia militar no século XVIII em Portugal e no Brasil
Palabras clave en portugués
academia militar de Lisboa e aulas no Brasil
Álgebra na formação do engenheiro militar
Azevedo Fortes
história da Engenharia Militar
século XVIII
Resumen en portugués
Este trabalho tem por fim construir uma história, fundamentalmente com base em fontes primárias, da formação dos engenheiros militares na primeira metade do século XVIII em Portugal e no Brasil, no que se refere principalmente aos conteúdos estudados, com destaque para a álgebra. O tema escolhido deriva do trabalho de iniciação científica que posteriormente teve continuidade na dissertação de mestrado intitulada: A Obra Lógica Racional, Geométrica e Analítica (1744) de Manoel de Azevedo Fortes (1660-1749): um estudo das possíveis contribuições para o desenvolvimento educacional luso-brasileiro, orientada pelo professor Sérgio Roberto Nobre e defendida em 2003, no Instituto de Geociências e Ciências Exatas, da UNESP, campus de Rio Claro. Para a presente investigação, foi fundamental a busca em arquivos, indícios e pormenores das fontes. Por isso, todo esse estudo tem como fundamento essa proximidade com as fontes, documentos manuscritos da administração pública da coroa portuguesa e textos caracterizados como notas de aula ou teóricos, ou seja, produção de alunos e professores, impressos ou manuscritos. O contato com as fontes permitiu contribuir para perspectivar o campo econômico, político e cultural do reino português, no tempo estabelecido, nomeadamente no reinado de D. João V. Nesse contexto, estudou-se a atividade profissional de engenheiro militar, as condições de acesso à profissão e o seu enquadramento institucional, as aspirações de ascensão social e as relações com os superiores hierárquicos. Pode-se entender melhor as circunstâncias da formação do engenheiro militar, estudando o quadro dos alunos que frequentaram a Academia Militar de Lisboa e dos professores dessa instituição. Assim, foi possível perspectivar como se teriam dado as Aulas de formação dos engenheiros militares nas capitanias brasileiras, identificando-se os professores e alunos da época. Por fim, apresentam-se alguns textos que serviram à formação dos engenheiros militares desse tempo, especialmente à formação matemática, procurando entender como foram produzidos, as circunstâncias dos seus usos e os conteúdos neles veiculados.
Título en inglés
The military engineers backgraund: Azevedo Fortes, Mathematics and education of Military Engineering in XVIIIth century in Portugal and in Brazil
Palabras clave en inglés
Algebra for the military engineers background
Azevedo Fortes
history of Military Engineering
Lisbon Academy and lessons in Brazil
XVIIIth Century
Resumen en inglés
This paper studies the historical construction, based on primary sources, of military engineers background in the first half of XVIIIth century in Portugal and in Brazil, according to the studied contents, focusing on algebra. The chosen subject is based on a scientific work that became a dissertation named as: A Obra: Lógica, Racional, Geométrica e Analítica (1744) of Manoel Fortes de Azevedo (1660-1749): a study of possible contributions for the education development between Portugal and Brazil, advised by professor Sergio Roberto Nobre and presented in 2003, at the Geoscience and Exact Sciences Institut, of UNESP, in Rio Claro. The search in files and details of sources were essential for this research. Therefore, this study looked for those sources, manuscripts of the public administration from portuguese crown as well as notes of lesson or theoretical documents, which mean, the students and professors production, printed papers or manuscripts. The contact with the sources allowed predicting the economic, political and cultural fields from the portuguese kingdom, in that period, during D. João V reign. In this context, military engineer professional activity, conditions of access to the profession and their institutional adequation, social ascension aspiration and their relationship with hierarchic superiors were studied. It was possible to better understand the military engineer backgraund, studying the students and professors who made part of Lisbon Military Academy. So, it was possible to predict how they would have taught the Lessons for the military engineer background in the Brazilian captainships, in order to identify the professors as well as the students who attended the classes. Finally, some texts that were used to prepare the military engineers of that time are presented, mainly the mathematical background, looking for understanding how the circumstances of their uses and their contents were produced.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-01-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.