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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2008.tde-08122009-141323
Document
Auteur
Nom complet
Roselene Crepaldi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Kishimoto, Tizuko Morchida (Président)
Leite, Yoshie Ussami Ferrari
Nicolau, Marieta Lucia Machado
Pinazza, Monica Appezzato
Silva, Léa Stahlschmidt Pinto
Titre en portugais
Formação em contexto: a contribuição de grupos de pesquisa para o desenvolvimento profissional na educação infantil
Mots-clés en portugais
educação infantil
estudo de caso
formação de profissionais
grupos de pesquisa
Resumé en portugais
No Brasil a formação dos profissionais de educação infantil tem crescido como área temática para investigação cientifica. O objeto de nosso estudo é verificar se o investimento na formação colaborativa de pessoas/profissionais resulta na melhoria da qualidade da educação para as crianças. A pesquisa incide na identificação dos resultados alcançados por dois grupos de estudo, um português e outro brasileiro na transformação das práticas cotidianas das instituições de educação infantil, utilizando processos de formação, pesquisa e intervenção na modalidade de Formação em Contexto (OLIVEIRA-FORMOSINHO E FORMOSINHO, 2001; OLIVEIRA-FORMOSINHO e KISHIMOTO, 2002) fundamentados teoricamente nas Pedagogias da Infância, do Jogo, na ecologia do desenvolvimento (BRONFENBRENNER, 1996; SACRISTÀN 1992), na prática-reflexiva (DEWEY, 1959; ZEICHNER, 2005, SCHÖN, 1983, 1987, 1992; STENHOUSE, 1991; NÓVOA, 1995, ALARCÃO, 1998) e na investigação-ação (DEWEY, 1959; STENHOUSE, 1998) e na transformação da cultura organizacional, (FULLAN e HARGREAVES, 1990; FORMOSINHO 1998; MACHADO, 2002). Nossa pesquisa de cunho qualitativo caracteriza-se, segundo STAKE (1994), como um estudo de caso do tipo múltiplo e intensivo, visando a interpretação dos significados na construção do conceito abstrato de formação profissional. Conclui-se, que das significativas contribuições dessa parceria construída cooperativamente entre a Associação Criança e o Grupo FEUSP, a adoção da Formação em Contextos valoriza o protagonismo da criança e do adulto. Ambos acreditam que a investigação contribui para a formação dos profissionais e que as intervenções que realizam com fundamento na práticareflexiva, resultam na qualidade do cotidiano da instituição, e por conseqüência, melhoram a educação infantil para a criança.
Titre en anglais
Formation within context: the research group contribution for the professional development in childhood education
Mots-clés en anglais
case study
professionals formation
research group
young children education
Resumé en anglais
In Brazil the formation of the preschool professionals has been growing as a theme area for scientific investigation. The object of our study is to verify if the investment on the collaborative formation from people/professionals results in a better education for children. The research falls upon the identification of the obtained results by two study groups, one Portuguese and the other Brazilian on the transformation of the day-by-day activities at the preschools, using formation processes, research and the intervention of the Context Formation Modality (OLIVEIRA-FORMOSINHO E FORMOSINHO, 2001; OLIVEIRA-FORMOSINHO e KISHIMOTO, 2002) based theoretically on the Infant Pedagogical, from games, development ecology (BRONFENBRENNER, 1996; SACRISTÀN 1992), on the reflexive practice (DEWEY, 1959; ZEICHNER, 2005, SCHÖN, 1983, 1987, 1992; STENHOUSE, 1991; NÓVOA, 1995, ALARCÃO, 1998) and on the action-investigation (DEWEY, 1959; STENHOUSE, 1998) and on the organizational culture transformation, (FULLAN e HARGREAVES, 1990; FORMOSINHO 1998; MACHADO, 2002). Our qualitative research is according to STAKE (1994), as a multiple and intensive case study, aiming the meanings interpretation on the abstract concept of professional formation. At the end of the day the significant contributions from the partnership built between Associação Criança and the Grupo FEUSP, the Context Formation values the protagonist from the child and the adult. Both believe that the investigation contributes to the professional formation and that the interventions based on the reflexive-practice, result on the institution day-by-day quality, and consequently, improves the education in preschool for the child.
 
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Anexo3.pdf (19.71 Kbytes)
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Date de Publication
2010-01-06
 
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