• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-08112007-105055
Document
Auteur
Nom complet
José Antonio dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Bueno, Belmira Amelia de Barros Oliveira (Président)
Costas, José Manuel Moran
Kenski, Vani Moreira
Titre en portugais
Computador: a máquina do conhecimento na escola.
Mots-clés en portugais
Computador
Educação escolar
Letramento digital
Máquina lógica
Sistema de representação
Tecnologia da inteligência
Resumé en portugais
Este trabalho examina as funções e os significados que o computador adquire no contexto escolar tendo em vista o uso que os alunos fazem dele em situações de aprendizagem. Esse exame foi feito a partir de dois trabalhos de campo etnográficos realizados em duas escolas públicas da rede municipal de educação de São Paulo, uma de educação infantil, outra de ensino fundamental, de 1ª a 8ª série. Os dados qualitativos que constituem a base para a análise e construção do objeto de pesquisa foram obtidos por meio de observações realizadas no laboratório de informática das escolas e de entrevistas com alunos, monitores, coordenadores pedagógicos e professores orientadores de informática educativa. Como pressuposto epistemológico, considera-se a idéia do computador como uma máquina que se dirige à nossa inteligência, apoiada nos princípios lógicos, da álgebra booleana. Com base em discussões sobre a virtualidade, o computador é caracterizado como um sistema de representação do real, que tem em comum com a linguagem a construção lógica. A consideração desse aspecto comum entre sistema de representação do real e linguagem fundamenta-se em Wittgenstein. A principal conclusão deste trabalho é a constatação que, em situação de aprendizagem, o computador supera a concepção de uma máquina de ensinar, pois os alunos desenvolvem não apenas saberes necessários ao seu uso, mas também apropriam-se de um sistema de representação, o que caracteriza um processo de letramento digital.
Titre en anglais
Computer: the knowledge machine at school.
Mots-clés en anglais
Computer
Digital literacy
Formal education
Intelligence technology
Logical machine
Representation system
Resumé en anglais
This paper discusses the roles and the importance of a computer-based education in the school environment and its multiple use in effective learning activities. This analysis was based on two ethnographic field researches conducted at two schools belonging to the São Paulo City Public Education network, an elementary school and a junior high school. The qualitative data that comprise the foundation of the analysis and the research derive from watching activities in the schools informatics laboratories, interviews with students, advisers, education supervisors and educational informatics tutors. As epistemological premise, one should conceive the idea of the computer as a machine that drives to one's intelligence based on logical principles from the Boolean algebras. Based on discussions about the virtuality, the computer is deemed as a system representing the real world, which has the logical judgment in common with the language. This common aspect of the real world and language is underpinned by Wittgenstein. The main conclusion of this paper is the confirmation that, in a learning condition, the computer excels the conception of being a teaching machine as students develop skills further from those of learning how to use the computer, they take hold of a representation system, which constitutes a digital literacy process.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2007-11-08
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.