• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-08112007-093040
Document
Auteur
Nom complet
Juliana Radaelli
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Mrech, Leny Magalhaes (Président)
Cardieri, Elisabete
Riolfi, Claudia Rosa
Titre en portugais
O sujeito e a ficção da escrita: uma articulação entre psicanálise, literatura e educação.
Mots-clés en portugais
Clarice Lispector
Jacques Lacan
Leitura/escrita
Palavra
Psicanálise
Sigmund Freud
Resumé en portugais
Este trabalho tem por objetivo verificar possíveis respostas singulares para a leitura/escrita, diante da queda de saberes universalizantes e de padrões sociais até há pouco vigentes, em virtude da perda de diretrizes claras e do conseqüente nascimento de um sujeito desamparado na/da própria linguagem, que não sabe mais o que é certo ou errado nem responde a questões básicas de sua vida, como: quando casar, que curso fazer, que família construir. Acreditamos que uma possibilidade de construção do novo (des)caminho esteja na articulação entre Psicanálise, Educação e Arte, mais especificamente, a arte literária, pois essa encontra-se vinculada à construção de teorias psicanalíticas a tal ponto que Freud e Lacan recorreram à Literatura para estruturar as bases do seu pensamento. Para atingir esse objetivo, percorremos os estudos de Freud e Lacan em busca de um melhor entendimento da palavra e, no último ensino desse, considerado seu estudo mais abstrato e inquietante, vislumbramos uma aproximação do real e da impossibilidade de se ter acesso ao saber total. E, diante do vazio radical que se percebe, é permitido ao sujeito contemporâneo desamparado criar sua própria estética, seu estilo. Nessa medida, a escrita de Clarice Lispector aponta como exemplo da construção de um estilo singular, a sugerir uma possível educação mais criativa e com mais respeito à singularidade de cada um, para que o ato de leitura/escrita seja compreendido como meio de comunicação e de transmissão não de saberes absolutos, mas de saberes que se tecem a partir da história pessoal de cada leitor/escritor.
Titre en anglais
The subject and the fiction of writing: the articulation between psychoanalysis, literature and education.
Mots-clés en anglais
Clarice Lispector
Jacques Lacan
Psychoanalysis
Reading/writing
Sigmund Freud
Word
Resumé en anglais
This work aims to verify possible answers to the reading/writing, related to the fall of the universal knowledge and the social patterns that were good until some time ago, due to the loss in clear directions and the following birth of a person helpless in his own language, that can't distinguish the right from wrong, neither answer the basic questions in life, such as: when get married, what course should do, what family built. We believe that the possibility of the construction of the new way lays in the articulation between Psychoanalysis, Education and Art, more specifically, the Literary Art, because that is attached to the psychoanalytic theories building so by Freud and Lacan,which appealed to Literature to structure the basis of their thought. In order to reach this objective, we looked over Freud's and Lacan's studies, searching for a better comprehension of the word, and, in his last teaching, considered his more abstract and disturbing work. And, facing the radical emptiness that is noticed, it's allowed to the actual helpless person to create his own esthetic, his own style. This way, the singular writing of Clarisse Lispector points out the universal model, and, at the same time, as an example of building a singular style, suggesting a possible education more creative and that respects the individuality of each one, so that the reading/writing act can be understood as a communication and transmition not of absolute knowledge, but from the knowledges that come up from the personal history of each reader/writer.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2007-11-08
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.