• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2008.tde-08102008-163638
Documento
Autor
Nombre completo
Silvana Souza Pessoa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Voltolini, Rinaldo (Presidente)
Riolfi, Claudia Rosa
Vorcaro, Angela Maria Resende
Título en portugués
Reflexões sobre grupos e um estudo de caso utilizando o dispositivo do cartel
Palabras clave en portugués
cartel
educação
grupos
psicanálise
transmissão
Resumen en portugués
O presente trabalho pretende estudar o cartel, órgão de base da Escola lacaniana, fora de uma instituição psicanalítica, comparando seu funcionamento às demais formações de grupos existentes, e se destina aos educadores e aos psicanalistas. O tema grupo é investigado nas obras de Freud, Anzieu e outros estudiosos da psicanálise. A primeira parte é dedicada ao estudo do conceito de grupo e das diversas formações coletivas espontâneas existentes, a partir da visão psicanalítica. A segunda parte analisa as propostas de grupos formados para a execução de um trabalho, desenvolvidas por Pichon, Bion e Lacan. O funcionamento, o papel da autoridade e os objetivos desses grupos - grupos operativos, grupos de suposição básica, de trabalho e o cartel - são investigados nos textos dos próprios autores. A terceira parte é dedicada à reflexão sobre a realização de um trabalho com cartéis, em um centro educacional na cidade de São Paulo, Brasil, com a participação de jovens entre 11 a 14 anos. Nela são realizadas algumas reflexões sobre o funcionamento desse dispositivo e a comparação com as outras formas de grupo estudadas. Finalmente, procede-se à reflexão da conseqüência deste estudo para a educação e a psicanálise, concluindo-se que esse estudo é relevante para educadores e psicanalistas que trabalham nos grupos para transmitirem as especificidades dos seus campos.
Título en inglés
Reflections on groups and a case study using the cartel device.
Palabras clave en inglés
conveyance
education
groups and cartel
psychoanalysis
Resumen en inglés
The purpose of this thesis is to study the cartel, the basic working unit of the Lacanian School, outside a psychoanalytical institution, and compare its mechanisms to those of the other existing group formations. This study is aimed primarily at educators and psychoanalysts. The group theme is investigated in the works of Freud, Anzieu and other psychoanalysis experts. The first section is dedicated to the study of the concept of group and of the several spontaneous collective formations from the psychoanalytical viewpoint. The second section analyzes the proposals developed by Pichon, Bion and Lacan involving groups formed for the production of a piece of work. The operation, the role of authority and the goals of such groups operational groups, basic supposition groups, work groups and the cartel are reviewed through the texts written by the authors themselves. The third section is dedicated to a reflection on the case study using the cartel, which was carried out in an educational center in São Paulo, Brazil, with the cooperation of teenagers aging 11 to 14. There are also some thoughts on the operation of such device and a comparison with the other group forms studied. Finally, a reflection follows on the consequence of the present study for education and psychoanalysis to conclude that such study is relevant for educators and psychoanalysts who use groups to impart the specific skills and knowledge of their own fields.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2009-03-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.