• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2008.tde-08102008-141449
Documento
Autor
Nome completo
Tanya Cecília Bottas de Oliveira e Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Masini, Elcie Apparecida Fortes Salzano (Presidente)
Mazzotta, Marcos Jose da Silveira
Ormelezi, Eliana Maria
Título em português
Análise de uma proposta de formação continuada de professores no contexto da diversidade.
Palavras-chave em português
Deficiência
formação do professor
interdisciplinaridade
Resumo em português
O objetivo desta dissertação foi o de analisar a Proposta de Formação Continuada do Professor em parceria com a equipe interdisciplinar, desenvolvida pela Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo no período de 1996-2003. Identificar com professores da rede municipal de ensino desse Município que atuam na Educação Especial e que vivenciaram esse processo: como repercutiu em suas práticas e se modificou a visão que possuíam sobre a deficiência; se conferiu-lhes instrumentos que os auxiliassem a enfrentar as situações do dia-a-dia, no atendimento à diversidade e na compreensão das situações dela decorrentes; se contribuiu para refletir sobre o seu papel profissional na mediação de um projeto pedagógico mais flexível e transformador; se levou a mudanças no âmbito do ser professor, do saber e do fazer pedagógico. Este trabalho está fundamentado nos estudos da psicologia histórico-cultural de Vygotsky e seus seguidores, nas concepções que embasam a formação do professor e nas contribuições dos pressupostos sobre a Interdisciplinaridade. A metodologia adotada foi o da modalidade qualitativa, imprescindível à análise das percepções e significados atribuídos pelos participantes a esse modelo formativo, expressos em entrevistas e com uso de questionários. A análise dos dados das entrevistas foi realizada em três etapas: 1) categorização das respostas das entrevistadas; 2) categorização definida sob o prisma das teorias que fundamentaram a investigação; 3) reflexões sobre as categorizações, estabelecendo uma convergência dos dados analisados na perspectiva dos dois grupos de categorias. Evidenciaram-se: a importância do processo formativo, valorizando o papel do professor e propiciando crescimento profissional; a contribuição da atividade partilhada e dos vários campos teóricos para apropriação de conhecimentos sobre a criança e suas condições de aprendizagem, fortalecendo o professor para a tomada de decisões mais refletidas e autônomas; as dificuldades relativas à formação dos profissionais da equipe que coordenavam o processo; a pouca clareza na definição dos papéis dos diferentes profissionais; o pouco envolvimento de alguns e excesso de demanda de outros; as dificuldades estruturais e de organização das unidades, deflagrando ausência de sintonia entre Secretaria de Educação e Escola. A análise mostrou que a proposta auxiliou os educadores entrevistados a reconhecerem a importância de um projeto pedagógico elaborado em bases teóricas que ampliem a condição de o professor intervir na aprendizagem de seus alunos com mais clareza e decisão. Por outro lado, assinalou a importância de realizar modelos de formação que ofereçam ao professor um referencial de trabalho mais voltado à análise, reflexão e reconstrução da prática.
Título em inglês
Analysis of the Continuous teacher Development Project, in a diversity context.
Palavras-chave em inglês
Deficiency
interdisciplinary groups
teachers skill development
Resumo em inglês
This dissertation has as an objective the analysis of the Continuous Development Project, in partnership with an interdisciplinary group, developed by the São Bernardo Educational Department between the years of 1996-2003; to identify along with teachers who work with special education in that city and which have had such experience: how it reflected on their teaching and if it modified their point-of-view on the impairments; if it gave them tools to help with everyday occurrences such as the observation of the diversities and the comprehension of situations occurring due to them; if it helped them to ponder about their roles in the conciliation of more flexible and changing academic tasks; if it led to a transformation on their abilities of being teachers, having knowledge and academic skills. It has been based on Vygotsky (and disciples) historical-cultural psychology studies, regarding the concepts that support the development of the teacher and their contributions to interdisciplinary group formation. The implemented methodology considered quality, essential to the examination of the perceptions and meanings the participants assigned to this development standard, through interviews and surveys. The interviews analysis was carried on in three steps: 1st was the classification of the answers; the classification 2, defined under the hood of the theories that sustained the study; pondering on the classifications leading to a convergence of verified data on the points-of-view of both classified groups. The significance of the developing process valuing the role of the teacher and providing with professional growth became evident; the contribution of the shared activities and academic fields for the gathering of knowledge of kids and for the learning processes, stimulating the teacher on more pondered and independent decision making; the difficulties related to the development of the professionals on the group that coordinated the project; the lack of understanding on the definition of roles of the distinct professionals; the lack of commitment of some professionals and the excessive demand of others; the structural and organizational obstacles of the facilities showing the deficient synchronization between the School Board and the School itself. The analysis has shown that the project helped the surveyed educators to recognize the value of an academic project supported on conceptual basis, which broadens the role of the educators on a clearer and more independent teaching method. On the other hand, it has revealed the importance of the creation of a development standard which can provide the teacher with analytic, pondered, and skill remodeled work orientation.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-02-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.