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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2014.tde-08052014-153426
Document
Auteur
Nom complet
Ana Maria Capitanio
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Carvalho, Marilia Pinto de (Président)
Nunes, Maria José Fontelas Rosado
Paixão, Léa Pinheiro
Souza, Denise Trento Rebello de
Vianna, Claudia Pereira
Titre en portugais
Gênero e crenças religiosas: sentidos da docência entre professoras do ensino fundamental I
Mots-clés en portugais
Crenças religiosas
Ensino fundamental
Família
Gênero
Professoras
Resumé en portugais
Esta pesquisa teve como objetivo compreender os significados das crenças religiosas e do gênero incorporados às práticas pedagógicas de professoras do ensino fundamental I e como esses significados interferiram na escolha e permanência na docência. As crenças religiosas e o gênero foram tomados como algumas das estruturas que produziam significados, interferindo nos modos de agir e pensar das professoras. O estudo foi desenvolvido em uma Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) da Região do Grande ABC paulista. Foi realizado por meio da metodologia qualitativa tendo como abordagem o estudo de caso. Buscou-se realizá-la à luz da perspectiva etnográfica, utilizando-se de observações e de entrevistas semiestruturadas. O grupo estudado foi composto por cinco professoras do ensino fundamental I. Duas delas pertenciam à religião católica, duas eram evangélicas e uma se considerava espiritualista. Três temas foram destacados após o campo: a busca do controle sobre comportamentos considerados inadequados (indisciplina e violência) de meninos e meninas e o autocontrole das professoras; idealizações e cobranças às famílias: família ideal e família real e, a escolha e permanência na docência: da submissão à missão. Gênero e crenças religiosas produziram significados que perpassaram as atitudes e comportamentos nos processos de interações sociais e nas práticas pedagógicas das professoras. Essas práticas apontaram para a busca de sentidos da docência diante de condições adversas com que se deparavam no dia-a-dia escolar. Além disso, gênero e crenças religiosas, ao produzirem significados, mostraram-se como alguns dos elementos que interferiram na escolha e justificaram a permanência na docência.
Titre en anglais
Gender and religious beliefs: meanings of teaching profession among elementary school teachers
Mots-clés en anglais
Elementary school
Family
Gender
Religious beliefs
Teachers
Resumé en anglais
This research aimed to understand the meanings of religious beliefs and gender incorporated into the pedagogical practices of teachers of elementary school, and how these meanings influenced the choice and permanence in teaching. Religious beliefs and gender were taken as some of the structures producing meanings, interfering modes of acting and thinking of teachers. The study was conducted in a Municipal Basic School of the ABC region in São Paulo state. It was conducted through qualitative methodology. We attempted to perform it in the light of the ethnographic approach, using observations and semi-structured interviews. The group of study was composed of five elementary school teachers. Two of them were Catholic, two Protestant and one Spiritualist. Three themes were highlighted after the field study: the attempt to control inappropriate behavior (indiscipline and violence) of boys and girls, and teachers self-control; idealizations and family accountability ideal/real family ; and the choice and stay in teaching from submission to mission. The study revealed that gender and religious beliefs produced meanings that permeate attitude and behaviors in processes of social interactions and in the teachers pedagogical practices. Those practices point to the search of directions facing the school everyday adverse conditions. Furthermore, when gender and religious beliefs produced meanings they were revealed as being some of the elements that have influenced the choice and justified staying in teaching.
 
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Date de Publication
2014-05-15
 
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