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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2012.tde-07122012-110235
Documento
Autor
Nome completo
Ligia Wey Neves Lima
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Jovanovic, Vojislav Aleksandar (Presidente)
Chia, Ho Yeh
Fernandez, Isabel Gretel Maria Eres
Título em português
O ensino de mandarim no Brasil: um estudo comparativo entre os sistemas pinyin e zhuyin fuhao
Palavras-chave em português
mandarim
pinyin
zhuyin fuhao
Resumo em português
O presente estudo busca fazer uma comparação entre dois sistemas de transliteração do mandarim, o pinyin e o zhuyin fuhao, no contexto do ensino de chinês no Brasil. Para tanto, a pesquisa baseou-se na dissertação de Lin (2007) e, por meio de pesquisa qualitativa, entrevistou cinco alunos que estudaram por meio de cada sistema. A análise dos resultados sugere que os alunos que estudaram por meio do sistema pinyin apresentam maior dificuldade na pronúncia de fonemas aspirados e não aspirados do mandarim em comparação com alunos do sistema zhuyin fuhao.
Título em inglês
The teaching of Mandarin in Brazil A comparative study between the *pinyin* and the *zhuyin* *fuhao* systems
Palavras-chave em inglês
mandarin
pinyin
zhuyin fuhao
Resumo em inglês
The research aims to compare two Mandarin transliteration systems, pinyin and zhuyin fuhao, in the current situation of Chinese teaching in Brazil. The study was based on the dissertation of Lin (2007) and, using qualitative research, interviewed five mandarin students for each system. The results suggest that those who have studied by pinyin had greater difficulty in pronouncing aspirated and unaspirated consonants of Mandarin in comparison with zhuyin fuhao students.
 
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Data de Publicação
2012-12-14
 
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