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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2007.tde-07122007-150954
Documento
Autor
Nome completo
Ana Claudia Ramos Sacramento
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Castellar, Sonia Maria Vanzella (Presidente)
Couto, Marcos Antonio Campos
Iavelberg, Rosa
Título em português
O currículo na construção do conhecimento geográfico: um estudo da ação docente de duas escolas estaduais de São Paulo.
Palavras-chave em português
Ensino de Geografia
Espaço produzido
Espaço vivido
Formação de professores
Organização curricular
Resumo em português
Trata-se de uma pesquisa sobre o currículo da Geografia escolar, analisando a articulação entre a prática docente e a teoria geográfio-pedagógica, tendo como foco o desenvolvimento da percepção vivida pelos alunos sobre a Geografia. A organização curricular é entendida como uma "ação" dos professores para estruturar os conteúdos e os conceitos, a metodologia, a didática e sua concepção das ciências para repensar sobre prática na busca de um ensino que inter-relacione as questões do vivido e produzido da sociedade em que o aluno está inserido. Nas últimas décadas, vários foram os estudos que indicam a articulação do conhecimento, a partir do momento em que o professor se reconheça como pesquisador, mediador e orientador desse conhecimento. Ao elaborar o currículo escolar de geografia, o professor deve não só destacar os conteúdos relacionados à ciência geográfica como também organizar suas ações didáticas, com a perspectiva de uma transformação do conhecimento do aluno, e este compreenda a importância da Geografia. Uma das preocupações do professor ao organizar o currículo é articular as aulas e o conhecimento do aluno em relação ao seu cotidiano. Portanto, deve entender os fenômenos geográficos que estão inseridos. Com relação à utilização da pesquisa qualitativa, a opção pela pesquisa-ação permite romper com a dicotomia pesquisador/objeto e passa-se a trabalhar numa inter-relação pesquisador-sujeito-objeto, com base nas referências teóricas de Fiorentini, Silva e Thiollent; Coll e Sacristán discutem sobre a organização curricular pensando numa questão mais prática do currículo, de sua construção e de sua aplicação para uma produção sistematizada e orientada dos trabalhos na escola; enquanto Callai, Capel, Castellar, Cavalcanti, Lacoste debatem a questão do ensino de Geografia, seus conceitos, seus conteúdos, sua história, a formação do docente e a construção do conhecimento do aluno. No resultado final da pesquisa, a produção curricular realizada pelos professores possibilitou novos olhares sobre suas ações didáticas, permitindo o trabalho sobre as questões do cotidiano e o conhecimento dos alunos em sala.
Título em inglês
The curriculum in geographic knowledge building: a study of teaching action from the state network of São Paulo.
Palavras-chave em inglês
Curricular Organization
Geography Teaching
Lived Space
Produced Space
Teachers Education
Resumo em inglês
This is a research about the school Geography curriculum, taking into account the articulation between teaching practice and pedagogic-geographical theory, focusing on the development of students experienced perception about Geography. The curricular organization is understood as a teacher's "action" in order to structure the contents and concepts, methodology, didactic, and their conception of sciences to think over the practice in search of teaching that interrelates the issues of the lived and produced space of society where the student is inserted. In the last decades, several studies have shown the knowledge articulation, from the moment the teacher becomes a researcher, mediator, and advisor of this knowledge. When elaborating the school geography curriculum, the teacher should not only highlight the contents related to geographical science, but also organize their didactic actions, expecting to change the student's knowledge, and as a consequence, the student will understand the importance of Geography. One of teacher's concerns when organizing the curriculum is to articulate classes with student's knowledge regarding to their everyday life. Therefore, the teacher must understand the geographical phenomena they are inserted in. Regarding to qualitative research use, a research-action was chosen in order to break with the dichotomy research/object and begin to work with an interrelation researcher-subjectobject, based on theoretical references of Fiorentini, Silva and Thiollent; Coll and Sacristán discuss about the curricular organization, approaching a more practical issue of the curriculum, its application and building a systematic and oriented production of school work; whereas Callai, Capel, Castellar, Cavalcanti, Lacoste debate the issue of Geography teaching, its concepts, contents, history, teaching formation, and the student knowledge building. In the research final result, the curricular production done by the teachers enabled new views on their didactic actions, allowing the work about everyday issues and students knowledge in classroom.
 
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TeseAnaClaudia1.pdf (24.38 Mbytes)
TeseAnaClaudia2.pdf (77.67 Mbytes)
Data de Publicação
2008-02-18
 
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