• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-07052019-152652
Documento
Autor
Nome completo
João José Bignetti Bechara
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Piconez, Stela Conceicao Bertholo (Presidente)
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto d
Correia, Paulo Rogério Miranda
Tori, Romero
Valente, José Armando
Título em português
Design thinking: estruturantes teórico-metodológicos inspiradores da inovação escolar
Palavras-chave em português
Avaliação
Design thinking
Educação básica
Projeto pedagógico
Resumo em português
O Design Thinking tem sido aplicado na educação básica em diversos países do mundo. Práticas educativas do Design Thinking, teórico-metodologicamente investigadas nos projetos pedagógicos das escolas, tornam-se relevantes para a compreensão da multidimensionalidade do fenômeno educativo nas escolas. O objetivo desta investigação é pesquisar as contribuições do Design Thinking que possam inovar os estruturantes teóricos e metodológicos dos projetos pedagógicos da educação básica. Uma jornada científica exploratória na revisão de estudos existentes revelou a importância da perspectiva do Design Thinking. A investigação sob a perspectiva de pesquisa participante, de cunho qualitativo, com imersão longitudinal em escola pública estadual de tempo integral, permitiu avaliar e compreender seu contexto (entrevistas semiestruturadas, participação nas ATPC Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo, questionários com sondagem diagnósticas, grupos focais, acompanhamento de projetos escolares). Como resultado foi verificado que o Design Thinking oferece oportunidades de formação permanente; de entendimento dos desafios contextuais e das oportunidades de implementação de projetos inovadores com avaliação realizada pela perspectiva do conhecimentona-ação/compreensão-na-reflexão para direcionamento de práticas mais transformadoras de seus estruturantes teórico-metodológicos (planejamento, formação permanente, avaliação/recuperação). A relevância desta investigação foi compreendida pela ação e na ação dos sujeitos envolvidos em projetos apoiados pelas Tecnologias de Informação e de Comunicação que se tornaram protagonistas do processo educativo. Estratégias e habilidades complexas de avaliar a aprendizagem dos alunos e desenvolvimento de competências previstas no currículo escolar inspiradas pela abordagem do Design Thinking tornaram-se terreno fértil para formação permanente do professor. Orientaram novos modos de planejar e de avaliar aprendizagens integradas aos conteúdos curriculares além de formar professores para aspectos importantes do planejamento político-pedagógico da escola. O Design Thinking mostrou-se promissor também como estratégia metodológica alternativa de pesquisa.
Título em inglês
Design thinking: inspiring theoretical-methodological structuring for school innovation
Palavras-chave em inglês
Design thinking
Evaluation
K-12
Pedagogical project
Resumo em inglês
Design Thinking has been applied in basic education in several countries all over the world. Educational practices of Design Thinking, theoretical and methodologically investigated in educational projects of schools, become relevant for understanding the multidimensionality of the education phenomenon in schools. The purpose of this research is to investigate the contributions of Design Thinking that may innovate the theoretical and methodological structuring in pedagogical projects on basic education. An exploratory scientific journey into the review of existing studies has revealed the importance of the Design Thinking perspective. The inquiry from the perspective of participant research, of qualitative nature, with longitudinal immersion in a full-time state public school, allowed to evaluate and to understand its context (through semi-structured interviews, participation in ATPCs - Collective Pedagogical Work Class, questionnaires for diagnostic survey, focus groups, monitoring of school projects). As a result it has been found that Design Thinking provides opportunities for continuing education; for understanding the contextual challenges and the opportunities for implementing innovative projects with assessment from the perspective of knowledge-in-action / understanding-in-reflection for directing more transforming practices of its theoretical-methodological structuring (planning, continuing education, evaluation / recovery). The relevance of this research was understood through the action and in the action of participants involved in projects supported by Information and Communication Technologies, who have became protagonists in the educational process. Complex strategies and skills for assessing student learning and for developing competencies included in the school curriculum inspired by the Design Thinking approach have become fertile ground for continuing education for teachers. They have guided new ways for planning and evaluating integrated learning in curricular content, as well as training teachers in important aspects of the schools political-pedagogical planning. Design Thinking also proved promising as a methodological alternative research strategy.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-05-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.