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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2011.tde-07042011-150351
Documento
Autor
Nome completo
Ana Carolina Rodrigues Marangon
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis (Presidente)
Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
Catani, Denice Barbara
Sousa, Cynthia Pereira de
Vaidergorn, Jose
Título em português
Crianças e alunos em sala de aula: a circulação do debate sobre métodos de ensino em Portugal e no Brasil (1930-1940)
Palavras-chave em português
criança
Escola Nova
métodos de ensino
Revista Educação
Revista Escola Portuguesa
Resumo em português
A presente tese procurou compreender algumas dimensões comparativas acerca do debate pedagógico em Portugal e no Brasil, entre os anos de 1930 e 1940, tal como eram representadas em revistas pedagógicas as imagens da educação. Nesse sentido, procurou-se trabalhar, em termos analíticos, conceitos como os de infância; métodos de ensino; concepções de aprendizado; e o papel social da escola. O trabalho estudou dois periódicos especializados em educação, quais sejam: Educação e Escola Portuguesa. A hipótese da pesquisa pautou-se na possível existência de correlações entre os discursos pedagógicos brasileiro e português, oriundos da divulgação internacional dos ideais da Escola Nova. O objetivo da pesquisa foi compreender a função da escola, a divulgação dos métodos de ensino, o papel do professor e o lugar ocupado pela criança, no Brasil e em Portugal, entre os anos de 1930-1940. De modo geral, parece claro que, apesar das muitas particularidades locais, os ideais e princípios da Educação Nova circularam e foram diferentemente apropriados, adequando-se à realidade política de cada país.
Título em inglês
Children and students in classroom: the circulation of the debate about the teaching methods in Portugal and Brazil (1930-1940).
Palavras-chave em inglês
child
Educação (a Brazilian Journal)
Escola Portuguesa (a Portuguese Journal)
New School
teaching methods
Resumo em inglês
This thesis intended to comprehend some comparative dimensions of the pedagogical debate in both Portugal and Brazil, between 1930 and 1940, just as educational images were represented in pedagogical journals. In analitical terms, some concepts were considered: childhood, teaching methods, learning concepts and the school social role. Two educational journals were studied: Educação (Education) and Escola Portuguesa (Portuguese School). The hypothesis of this study was based on the possible existence of relations between the Brazilian and Portuguese pedagogical discourses, due to international spread of New School principles. It intended to comprehend the function of the school, the teaching methods diffusion, the teachers and the childs role, in Brazil and in Portugal, between 1930 and 1940. In general terms, it seems clear that, despite many local particularities, the ideals and principles of New School were widespread, but differently taken, being adjusted according to the political situation of each country.
 
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Data de Publicação
2011-05-24
 
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