• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2011.tde-07022012-151427
Documento
Autor
Nombre completo
Gustavo Alexandre de Miranda
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
D'Ambrosio, Ubiratan (Presidente)
Domite, Maria do Carmo Santos
Nobre, Sérgio Roberto
Sabba, Claudia Georgia
Severino, Antonio Joaquim
Título en portugués
Por um conhecimento transdisciplinar: reflexões, trilhas e entraves
Palabras clave en portugués
conhecimento
epistemologia
filosofia da educação
interdisciplinaridade
transdisciplinaridade
Resumen en portugués
O objetivo do trabalho é revisitar o tema da produção e difusão do conhecimento, enfatizando, por um lado, os limites epistemológicos já instalados (de características cartesianas e mecanicistas) e, por outro, a fecundidade de algumas propostas inter e transdisciplinares que, fundamentadas em premissas diferentes, vêm há décadas problematizando a noção de epistemologia e, por conseguinte, contribuindo para reinventar e articular o conhecimento. Com o intuito de explorar tais questões, propusemos, num primeiro momento, algumas reflexões gerais a partir de Japiassu (2009), Morin (1998; 2007; 2009), DAmbrosio (2009) e Mariotti (2008), e procuramos traçar um paralelo entre a sugestão de articulação de conhecimento desenvolvida por esses autores e a concepção de fluidez cognitiva tratada por Mithen (2002), o que, a nosso ver, aponta para a possibilidade de uma fluidez epistemológica que indica trilhas à inter e à transdisciplinaridade. Num segundo momento, tratamos a partir de Illich (1973) de algumas dificuldades inerentes a este debate. Entre as principais, conjeturamos se as instituições, tal como se apresentam na Modernidade, não seriam os maiores empecilhos a uma concepção holística e transdisciplinar do ser humano e do conhecimento. Para tentar dar sustentação a essa indagação, percorremos alguns caminhos da crítica feita pela Pós-Modernidade ao projeto epistemológico da Modernidade e, nesse sentido, aludimos ao pensamento de Bauman (2001) e também ao de Berger & Berger (1983), procurando mostrar que há bons indícios para acreditar que, também nos campos epistemológico e institucional, os sólidos modernos são os maiores impedimentos a uma tal redefinição do conhecimento. Por último, procuramos alinhar essa discussão teórica com alguns eventos ocorridos na década de 1980, no Brasil e no mundo. É a época da Ciência diante das fronteiras do conhecimento (colóquio realizado pela UNESCO, em 1986, que fomentou o debate epistemológico em torno da transdisciplinaridade). A análise dessas propostas subsidiou a discussão em diversos sentidos e apontou algumas trilhas possíveis.
Título en inglés
Towards a Transdisciplinary Knowledge: reflections, tracks and obstacles.
Palabras clave en inglés
epistemology
interdisciplinarity
knowledge
philosophy of education
transdisciplinarity
Resumen en inglés
The aim of this work is to discuss the theme of knowledges production and diffusion by emphasizing, firstly, its epistemological limits (mechanistic and Cartesian paradigm) and, secondly, the richness of some inter- and transdisciplinary proposals, which, based upon different perspectives, have pointed out the necessity of redefining the disciplinary boundaries of knowledge (proposing articulation). To exploit the issue, we present some thoughts of Japiassu (2009), Morin (1998; 2007; 2009), DAmbrosio (2009) and Mariotti (2008), and try to report these ideas to Mithens (2002) conception of cognitive fluidity, which led us to suggest an epistemological fluidity as the path for inter- and transdisciplinarity. We also disccuss, from Illich (1973), the obstacles involved in this subject. One of the main difficulties is what we called the institutional characteristics of Modernitys paradigm. Would the institutions of knowledge be the thoughest barriers to transdisciplinary proposals? To answer this question, we examined the critique led by some postmodern authors, focusing on Bauman (2001) and Berger & Berger (1983). The idea was to build reflections and, from this point on, present the notion of liquid modernity (Bauman, 2001), which suggests a fast changing order that undermines all concepts of durability (related, as will be discussed, to the epistemological project of Modernity). At last, the aim was to line up this theoretical approach with some events that took place in the eighties, such as the colloquium Science before the boundaries of Knowledge (Venice, March 7th, 1986).
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Miranda_GA_Resumo.pdf (68.23 Kbytes)
Fecha de Publicación
2012-02-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.