• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2017.tde-06122017-142952
Document
Auteur
Nom complet
Roseli Helena de Souza Salgado
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Gottschalk, Cristiane Maria Cornelia (Président)
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Fonseca, Elisabete Martins da
Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei
Tomazetti, Elisete Medianeira
Titre en portugais
Teses produzidas em Filosofia da Educação na FEUSP: um inventário analítico
Mots-clés en portugais
Filosofia da Educação; jogos de linguagem; teoria e prática; Wittgenstein; terapia
Resumé en portugais
O presente estudo tem por objetivo analisar as teses de doutorado produzidas na FEUSP, na área de pesquisa Filosofia e Educação; esclarecer como a filosofia da educação, enquanto campo de investigação, relaciona teoria e prática; identificar seus objetos de estudo e as formas de abordagem dos problemas pesquisados nas teses. A hipótese da qual partimos defende que teoria e prática são complementares e igualmente relevantes na formação dos profissionais de educação. Como metodologia, fizemos uma pesquisa empírica, por meio da realização do inventário das teses de doutorado da referida área, posteriormente, procedemos à análise destas, procurando nos aproximar de uma abordagem terapêutica no sentido wittgensteiniano. Para isso, buscamos o conceito de jogo de linguagem utilizado por Wittgenstein e levantamos as semelhanças entre as teses e as regras seguidas pelos pesquisadores para desenvolvê-las.
Titre en anglais
Thesis Produced Inside the Philosophy and Education research field, at FEUSP: an Analytical Listing
Mots-clés en anglais
Philosophy of Education; language-games
theory and practice; Wittgenstein
therapy
Resumé en anglais
The purpose of the present thesis is the analysis of doctoral thesis produced at FEUSP, inside the Philosophy and Education research field; clarify how Philosophy of Education, as a discipline, relates theory and practice; identify thesis purposes and ways of approach used by their researchers while solving their thesis main problems. The initial hypothesis, which defends that theory and practice are complementary to each other and equally relevant for educators qualification. The methodology employed was empirical research, by the listing and posterior analysis of doctoral thesis from the referred area, seeking for a therapeutic approach in the wittgensteinian sense. To achieve the referred purpose, we resorted to the concept of languagegames used by Wittgenstein and we surveyed the similarities between the present thesis and the rules followed by the researchers to develop them.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-12-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.