• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2018.tde-06122017-115438
Document
Auteur
Nom complet
Ligia Gonçalez Sanchez
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Sousa, Sandra Maria Zákia Lian (Président)
Machado, Cristiane
Martins, Angela Maria
Titre en portugais
O IDEB em pesquisas acadêmicas brasileiras entre 2007 e 2015
Mots-clés en portugais
Avaliação da educação
Ideb
Indicadores sociais
Políticas públicas
Qualidade da educação
Resumé en portugais
Esta pesquisa analisa como o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) vem sendo tratado em produções acadêmicas de pós-graduação. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico de teses e dissertações que abordam o Índice, defendidas entre os anos de 2007 e 2015 no Brasil. A base de dados composta por tal conjunto de produções acadêmicas foi caracterizada por meio da apreciação das abordagens e tendências interpretativas nelas presentes. Procurou-se destacar contribuições dos estudos que trazem elementos para a compreensão de como o Ideb vem operando na configuração e na implementação de políticas públicas educacionais. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Adotou-se procedimento de pesquisa documental, com tratamento dos dados por técnicas de análise de conteúdo. O referencial teórico foi constituído por contribuições de pesquisadores dos campos de políticas públicas educacionais, como Azevedo, Abrucio, Dourado e Oliveira, e de avaliação da educação, como Bonamino, Fernandes, Freitas, D. N., Freitas, L. C., Soares e Sousa. Como resultados, produziu sistematização da distribuição temporal e identificação do lócus de produção das teses e dissertações. A leitura integral das teses e dissertações resultou na interpretação de cinco formas de abordagem ao Ideb, presentes em tal produção acadêmica: referência ao Ideb como indutor de políticas e programas; investigação de fatores para obtenção de alto ou de baixo Ideb por escolas ou redes públicas de ensino; referência ao Ideb como indicador de resultado de programas/políticas/gestão; uso de dados do Ideb no delineamento da pesquisa e/ou na análise dos dados, cenário em que o Índice é usualmente tratado como uma das variáveis explicativas dos resultados do estudo; e menção ao Ideb como um dos critérios de seleção de estados, municípios e/ou escolas a serem pesquisados ou como elemento de caracterização do contexto de realização do estudo. Considera-se que tais abordagens contribuem para a compreensão do Ideb no seio da política educacional e como portador de noções de avaliação e de qualidade.
Titre en anglais
Ideb in postgraduate academic studies from 2007 to 2015
Mots-clés en anglais
Educational evaluation
Ideb
Public policy
Quality of education
Social indicators
Resumé en anglais
This research examines how postgraduate academic studies have treated the Basic Education Quality Indicator in Portuguese, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). The analysis was based on a bibliographical research of theses and dissertations dealing with the Index between 2007 and 2015 in Brazil. The database composed of such a set of academic productions was characterized by the appreciation of the approaches and interpretative tendencies in them. The purpose was to highlight contributions of the studies that bring elements to the understanding of how Ideb has been operating in the configuration and the implementation of educational public policies. This is a qualitative, exploratory and descriptive study. Documentary research procedure was adopted, with data treatment based on content analysis techniques. The theoretical framework consisted of contributions from researchers in the fields of educational public policies, such as Azevedo, Abrucio, Dourado and Oliveira, and education evaluation, such as Bonamino, Fernandes, Freitas, D. N., Freitas, L. C., Soares and Sousa. As results, it produced systematization of the distribution in time and identification of the locus of production of those theses and dissertations. The integral reading of the academic researches resulted in the interpretation of five forms of approach to Ideb, present in such academic production: reference to Ideb as an inducer of policies and programs; investigation of factors to obtain high or low Ideb by schools or public education networks; reference to Ideb as a program/policy/management result indicator; use of Ideb data in the research design and/or data analysis, where the Index is usually treated as one of the dependent or independent variables of the study results; and mention to Ideb as one of the criteria for selecting states, municipalities and/or schools to be surveyed or as an element of characterization of the context of the study. It is considered, in this research, that such approaches contribute to the understanding of Ideb within educational policy and as an idea of evaluation and quality.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2018-01-02
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.