• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-06102016-153955
Documento
Autor
Nombre completo
Tatiana Pereira da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Piassi, Luis Paulo de Carvalho (Presidente)
Oliveira, Odisséa Boaventura de
Roberto, Lúcia Helena Sasseron
Título en portugués
Mamãe galinha, menina joaninha: representações dos animais no livro infantil e suas possibilidades na educação científica
Palabras clave en portugués
Animais
Antropomorfização
Ensino de cências.
Literatura infantil
Representação
Resumen en portugués
A literatura infantil contemporânea abarca diferentes mecanismos de apresentação com a intenção de atingir o universo do leitor. Deste modo, crianças não alfabetizadas ou em fase inicial de alfabetização podem ter o prazer da leitura alcançado com ou sem o auxílio de um adulto. São dois os caminhos de funcionalidade o entretenimento e a educação, que não podem se dissociar, visto que a literatura infantil no formato que conhecemos hoje não consegue entreter sem transformar educacionalmente o indivíduo, em alguma medida. Por ser um material historicamente vinculado com a alfabetização, o livro infantil está presente com frequência na sala de aula e no cotidiano das crianças. Levando em conta o caráter formador do livro, esta pesquisa analisa obras de literatura infantil baseando-se na investigação da representação figurativa e temática dada aos personagens animais das histórias, com o objetivo de explorar seu potencial para o ensino de ciências. Para determinar a metodologia de análise nos apoiamos no referencial fornecido pelo percurso gerativo do sentido da semiótica greimasiana na perspectiva da linguagem. As personagens animais escolhidas para este estudo foram galinhas e joaninhas encontrados em seis livros disponíveis em bibliotecas e salas de leituras de escolas públicas da rede municipal de Guarulhos/SP. Para ampliar o enfoque e, ao mesmo tempo, como resultado de nossas análises, discutimos algumas experiências de intervenções aplicadas em salas de aula elaboradas dentro do Projeto JOANINHA Jogar, Observar, Aprender, Narrar: Investigando Natureza, História e Arte na pré-escola realizado na mesma rede municipal de ensino em que os livros foram coletados. As intervenções foram realizadas em duas turmas de crianças em fase de alfabetização com idade entre 5 e 7 anos, e organizadas pelo grupo de pesquisa Interfaces do qual este trabalho faz parte. Os resultados alcançados apontam que o livro infantil traz consigo figuras e temas sobre as personagens animais que carregam valores historicamente produzidos pela sociedade e refletem na formação leitora da criança. Tais figurativizações são predominantes em detrimento de outras e, por isso, permitem a articulação com os temas relacionados aos fenômenos científicos. Ao mesmo tempo, mascaram determinadas características e comportamentos destes animais e de nossas relações com eles, e, assim, necessitam do olhar atento ao levar o livro para o âmbito da educação em Ciências.
Título en inglés
Chicken mother, ladybug girl: animal representations in children's book and its possibilities in science education
Palabras clave en inglés
Animals
Anthropomorphism
Children literature
Representation
Science teaching
Resumen en inglés
Contemporary children's literature includes different presentation mechanisms with the intention of reaching the universe of the reader, therefore, illiterate children or early literacy phase may have the pleasure of reading achieved with or without help of an adult. There are two useful paths, entertainment and education, which can not be dissociated since children's literature in the form we know today do not get to entertain without educationally turning a bit the individual. As it is a material historically linked with literacy, the children's book is often present in the classroom and daily life of child. Taking account the former character of the book, this research analyzes children's literature based on the investigation of figurative and thematic representation given to the animal characters of the stories in order to explore their potential for science teaching. To determine the analytical methodology we support the framework provided by generative trajectory of the greimasian semiotics from the perspective of language. Animal characters chosen for this study were chickens and ladybugs found in six books available in libraries and reading rooms of municipal public schools from Guarulhos / São Paulo. To extend and at the same time as a result of our analyzes, we discuss some interventions experiences applied in classrooms elaborates within JOANINHA Project Play, Observe, Learn, Narrate: Investigating Nature, History and Art in Preschool accomplished in the same municipal schools where the books were collected. The interventions were conducted in two groups of children in literacy stage aged 5 and 7 years, and organizes by Interfaces research group wich this paper is part. The results achieved indicate that children's book brings figures and themes about animal characters has values historically produced by society and it reflect the children's learning. These figurative ideas are predominate when compared the others, that's why it allows articulation with the themes related to scientific phenomena. At the same time, they mask certain characteristics and behaviors of the animals and our relationships with them, thus, they require the watchful eye to take the book to the realm of science education.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-10-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.