• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2016.tde-06102016-153449
Documento
Autor
Nombre completo
Renato Marcon Pugliese
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Bruno, Lucia Emilia Nuevo Barreto (Presidente)
Girotto, Eduardo Donizeti
Kawamura, Maria Regina Dubeux
Silva, Doris Accioly e
Zanetic, Joao
Título en portugués
O trabalho do professor de física no ensino médio: realidade, vontade e necessidade
Palabras clave en portugués
Ensino de física
Ensino médio
Trabalho docente
Resumen en portugués
Jovens estudantes reclamam de suas aulas de física no ensino médio. Professores reclamam da superficialidade das aulas e da falta de condições objetivas de trabalho. Cientistas reclamam da fraca formação de base e do baixo investimento em pesquisa e educação. Pesquisadores em ensino de física desenvolvem propostas, projetos, metodologias e materiais e compreendem processos internos, externos, históricos e fenomenológicos. Os governos insistem que estão ampliando os investimentos em educação. E os jovens estudantes continuam a reclamar das aulas de física que frequentam no ensino médio. A precariedade do ensino de física no Brasil é notória e muito tem sido feito nas últimas décadas em termos de pesquisa, de apresentação de resultados e de mudanças na legislação. Neste trabalho, parto da hipótese de que o ensino de física de nível médio no Brasil está muito aquém do que se produz em pesquisa científica e tecnológica e de que os professores estão insatisfeitos com sua prática cotidiana, e defendo a tese de que é preciso romper com a atual estrutura de trabalho do professor se for almejada uma formação científica cidadã, autônoma, crítica e plena em democracia. Foi estudado como o trabalho docente esteve organizado ao longo das últimas décadas e como está estruturado neste início de século, segundo a lógica do capitalismo contemporâneo (MÉSZÁROS; BRUNO; BERNARDO; MARX; PARO), como a física vem sendo construída nos últimos milênios (ZANETIC; KUHN; MENEZES; FEYNMAN) e o que tem sido produzido recentemente na pesquisa em ensino de física (SALEM; KAWAMURA). A coleta de dados se deu a partir da aplicação de um questionário envolvendo a organização do trabalho docente, a física enquanto ciência e cultura e a pesquisa em ensino de física, respondidas por professores de física de nível médio de escolas públicas da cidade de São Paulo, englobando unidades municipais, estaduais e federais. A realidade do trabalho dos professores de física lhes impede que preparem melhor suas aulas e que tornem a física mais viva, como eles têm vontade; terminam por manter aulas expositivas, ensinando a física clássica de modo tradicional. Há a necessidade urgente de mudarmos a forma e o conteúdo do trabalho docente.
Título en inglés
The physics teacher working in secondary education: reality, desire and need
Palabras clave en inglés
High school
Physics education
Teaching work
Resumen en inglés
Young students complain about their physics classes in high school. Teachers complain about the superficiality of the classes and the lack of objective conditions of work. Scientists complain of poor basic education and low investment in research and education. Researchers in physics education develop proposals, projects, methodologies and materials and they understand historical, phenomenological, internal and external processes. Governments insist they are increasing investments in education. And the young students still complain of physics classes they attend high school. The precariousness of physical education in Brazil is notorious and much has been made in recent decades about research, presentation of results and changes in legislation. In this work, i've started from hypothesis than the secundary physics education in Brazil it's far away of what is produced in scientific and technological research and that teachers are dissatisfied with their daily practice, and I argue that it is necessary to break with the current teacher's work structure if desired a citizen, autonomous, critical scientific education in a full democracy. It was studied as the teaching work has been organized over the past decades and it is structured this century, according to the logic of contemporary capitalism (MÉSZÁROS; BRUNO; BERNARDO; MARX; PARO), as physics has been built in the last millennia (ZANETIC; KUHN; MENEZES, FEYNMAN) and that has recently been produced in physics education research (SALEM, KAWAMURA). The data collection was carried out from the application of a questionnaire involving the organization of teaching, physics as a science and culture and research in physics teaching, answered by physics teachers from secundary public schools in the city of São Paulo encompassing local, state and federal units. The reality of physics teachers' work prevents them better prepare their lessons and to make physics more alive as they will; they end to keep expositive lectures, teaching classical physics in the traditional way. There is an urgent need to change the form and content of teaching work.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-11-07
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.