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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2008.tde-06102008-123339
Document
Author
Full name
Fabiele Aparecida Trujillo da Silva
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2008
Supervisor
Committee
Francisco, Maria de Fatima Simoes (President)
Amaral, Maria Nazare de Camargo Pacheco
Garcia, Claudio Boeira
Title in Portuguese
Rousseau e a educação do adolescente para cidadania: contrapontos com a atualidade
Keywords in Portuguese
Adolescência
Cidadania
Educação
Política
Rousseau
Abstract in Portuguese
Atualmente, a educação brasileira enfrenta um período de crise, seja pelas condições de trabalho dos educadores, pela insuficiência dos recursos financeiros destinados, pela ausência da família, pela falta de recursos didáticos ou pela má formação dos professores, entre inúmeros fatores. E um dos objetivos mais perseguidos, até mesmo para tentar, num futuro próximo, superar essa crise, é a definição acerca do conceito e de como realizar a educação para cidadania. Muitos educadores, inclusive aqueles que elaboram os documentos que são referenciais na educação do país, como os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), apontam para a idéia de que é possível melhorar a situação brasileira se houver uma educação voltada para a formação do cidadão. Em contrapartida, no ambiente escolar, pouco se discute ou se define sobre o que seja, de fato, a educação para a cidadania. Desse modo, é preciso que esse tema seja tratado com ênfase na definição do conceito de educação para cidadania, bem como no apontamento de princípios que norteiem para a realização efetiva dessa educação que forma o cidadão. A partir dessa preocupação, surgiu o tema da pesquisa, a educação do adolescente para a cidadania, que pretende apontar, dentro do contexto rousseauniano, o conceito de educação do homem e do cidadão, características da adolescência, princípios norteadores para a formação do adolescente voltada para a cidadania e contrapontos entre os ideais de Rousseau e a atualidade no que diz respeito à possibilidade de ter nos seus princípios um referencial para se pensar a educação para a cidadania dos jovens de hoje. Rousseau é o referencial teórico, devido à grandeza de suas obras no que diz respeito à política, como no Contrato Social e, especialmente, à educação, como no Emílio, lembrando que para o autor ambas são indissociáveis. Através da leitura dessas, entre outras obras do autor, principalmente do Emílio, seu Tratado de Educação, realizou-se uma análise em torno dos conceitos de educação doméstica, educação pública, educação negativa, formação do homem e do cidadão, para então, traçar o perfil do adolescente, levantando princípios que podem orientar sua formação para a cidadania. Especialmente com a leitura do Emílio, constatou-se que é possível formar o adolescente para a cidadania, o que se dá simultaneamente através da educação doméstica e da educação pública, que precisam ser norteadas pelos princípios, entre outros, de utilidade, necessidade e liberdade, propiciando ao educando uma postura crítica e reflexiva em torno da estrutura e do funcionamento da sociedade, e, assim, possibilitando-lhe uma vivência mais humana, participativa e democrática.
Title in French
Rousseau et l´éducacion de l'adolescent pour la citoyenneté.
Keywords in French
Adolescence
Citoyenneté
Education
Politique
Rousseau
Abstract in French
Actuellement, l'éducation brésilienne affronte une période de crise laquelle, entre d'innombrables facteurs, provient des conditions de travail des éducateurs, de l'absence d'intérêt manifesté par la famille, de l'insuffisance de les recours financiers prédestinés, du manque de ressources didactiques ainsi que de la mauvaise formation des enseignants. Pour essayer, dans un avenir proche, de dépasser cette situation tendue, l'un des objectifs les plus poursuivis repose sur le concept et la pratique de l'éducation en fonction de la citoyenneté. Beaucoup d'éducateurs sont convaincus qu'il serait possible d'améliorer la situation brésilienne si l'éducation était dirigée vers la citoyenneté, en particulier ceux qui élaborent lês documents jugés comme étant des références en ce qui concerne l'enseignement dans notre pays, comme le PCNs (Paramètres des Curriculums Nationaux). En contrepartie, dans l'environnement scolaire, peu se discute ou se définit sur ce problème. De cette manière, il est nécessaire que ce thême soit traité attentivement dans la définition de l´éducation en relation à la citoyenneté, aussi bien que sur la remarque des principes qui dirigent la réalisation effective de cette éducation qui forme le citoyen. A partir de cette préoccupation, le besoin de la recherche de l´éducation de l´adolescent pour la citoyenneté est apparu. Ce thème prétend indiquer, dans le contexte de J.J. Rousseau, le concept de l´éducation de l´homme et du citoyen, les caractéristiques de l´adolescence, les principes qui orientent la formation de l´adolescent pour la citoyenneté et les contrepoints entre les idéaux de Rousseau avec l´actualité en ce qui concerne la possibilité de trouver dans ses principes des références pour penser à l´ éducation pour la citoyenneté des jeunes d´aujourdhui.. Rousseau est le référentiel théorique, dû à la grandeur de ses oeuvres en ce qui concerne la politique, comme dans le Contrat Social et, surtout l'éducation, comme dans Emílio, rappelant que pour l'auteur toutes les deux sont indissociables. Au-travers de la lecture de ces deux livres, ainsi que d'autres oeuvres de cet auteur, principalement de l'Emílio, son Traité d'Éducation, une analyse a été réalisée en ce qui concerne les concepts d'éducation domestique, publique, négative, formation de l'homme et du citoyen, pour enfin, tracer le profil de l'adolescent, en mettant en évidence les principes qui peuvent guider leur formation pour la citoyenneté. La lecture d´Emílio, réhausse qu'il est possible de former l'adolescent pour la citoyenneté , car elle parvient simultanément au-travers de l'éducation domestique et de l'éducation publique, qui ont besoin d'être guidées par les principes, entre autres, ceux de l'utilité, de la nécessité et de la liberté, imprégnant l'éducateur d'un comportement critique, garni d'une réflexion adéquate en ce qui concerne la structure et le fonctionnement de la société, rendant ainsi possible une convivialité plus humaine, participative et démocratique.
 
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Publishing Date
2009-02-18
 
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