• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.48.2012.tde-06092012-141017
Document
Auteur
Nom complet
Carolina Chagas Kondratiuk
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Neira, Marcos Garcia (Président)
Meihy, Jose Carlos Sebe Bom
Vicentini, Paula Perin
Titre en portugais
Memórias de Ciba: caminhos trilhados, experiências corporais e a constituição de uma prática docente
Mots-clés en portugais
Corpo
Formação docente
História oral
Identidade
Resumé en portugais
Diante da diversidade de modos de compreender e tratar o corpo na educação da infância, este estudo aborda as relações entre a história de vida de uma professora, especificamente nos aspectos que se referem às experiências corporais, e sua maneira de atuar na docência. De acordo com os procedimentos da história oral, são apresentadas as memórias de uma docente que, em sua prática, valoriza as dimensões expressiva, afetiva e cultural do corpo. Tomando como base o debate acadêmico sobre a educação corporal, o discurso de um dos atores do cenário da Educação sobre sua trajetória é analisado, focalizando as maneiras pelas quais construções coletivas são filtradas e concretizadas em um caso particular. Com o objetivo de estabelecer relações entre as experiências vividas, rememoradas e narradas e a forma com que a corporeidade aparece em sua atuação docente, o corpo foi abordado como locus de identidade e suporte para escrita da cultura. As vivências inscritas no corpo dessa mulher, mãe e educadora constituíram os modos de ser, de ver-se a si mesma, de ler o mundo e de relacionar-se com ele. Ao verificar a ligação entre a trajetória de vida e o fazer pedagógico, observou-se que o tratamento dado ao corpo na educação da infância decorre basicamente das experiências colecionadas ao longo da vida, sem qualquer influência da formação inicial. Assim, por meio desta investigação, o recorte de um caso específico retirado da trama social retorna a ela como contribuição para o debate sobre o papel do corpo na educação da infância e na formação da identidade docente.
Titre en anglais
Ciba's memories: paths taken, body experiences and the constitution of a teaching practice
Mots-clés en anglais
Body
Identity
Oral history
Teacher training
Resumé en anglais
Given the diversity of ways of understanding and treating the body in childhood education, this study examines the relationships between the life story of a teacher, specifically those aspects that refer to body experiences, and her teaching practice. In accordance with the procedures of oral history, it presents the memories of a teacher who, in her practice, enhances the expressive, emotional and cultural dimensions of the body. Based on the academic debate on body education, the speech of one of the actors from the Education scene on its trajectory is analyzed, focusing on the ways by which collective constructions are filtered and implemented in a particular case. In order to establish links between her remembered and narrated experiences and the treatment given to corporeity in her teaching practice, the body was approached as a locus of identity and as a writing surface for the inscription of culture. The experiences written on the body of this woman, mother and educator constituted the ways of being, of seeing herself, reading the world and relating to it. In verifying the connection between life story and pedagogical practice, it was observed that the treatment given to the body in early childhood education stems basically from the experiences collected over a lifetime, without any influence of initial training. Therefore, through this research, the outline of a case extracted from the social fabric returns to it as a contribution to the debate on the role of body in early childhood education and in teacher identity formation.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2012-09-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2019. Tous droits réservés.