• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2009.tde-06082010-161307
Documento
Autor
Nombre completo
Carla Marques Alvarenga de Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Carvalho, Anna Maria Pessoa de (Presidente)
Lima, Maria da Conceição de Almeida Barbosa
Macedo, Francimar Martins Teixeira
Nascimento, Silvania Sousa do
Trivelato, Silvia Luzia Frateschi
Título en portugués
Do discurso oral ao texto escrito nas aulas de ciências
Palabras clave en portugués
alfabetização científica
argumentação nas aulas de ciências
ensino fundamental
escrita em aulas de ciências
Resumen en portugués
Este estudo é uma pesquisa qualitativa que buscou analisar as relações existentes entre o discurso oral e o registro escrito, em aulas de Ciências do 4º ano do Ensino Fundamental. Nessas aulas foram utilizadas atividades investigativas, criadas pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, nas quais os alunos foram levados a discutir e escrever sobre um tema científico. Para estabelecer essa relação foi necessário fazer um levantamento bibliográfico acerca do que se acredita ser um Ensino de Ciências eficiente, sobre a importância de haver nessas aulas de Ciências atividades que levem os alunos a discussão de ideias com seus pares e posterior registro escrito da atividade, e também sobre como outros autores têm analisado o discurso dos alunos em sala de aula. Tivemos como dados da pesquisa as transcrições de três aulas da sequência didática A submersão do Nautilus e os registros escritos realizados nessas aulas. A análise buscou relacionar a participação oral dos cinco alunos da amostra com os registros escritos por eles. Para a realização da análise, foram levados em consideração os seguintes aspectos: a pessoa do discurso utilizada, os verbos de ação empregados, a cronologia dos eventos, a estrutura do pensamento segundo o Modelo de Toulmin, os indicadores da alfabetização científica e o apoio do desenho ao texto escrito realizado. Após a análise pudemos concluir que a discussão oral ajuda os alunos no momento do registro escrito; que os registros escritos de quem participa efetivamente da discussão têm elementos argumentativos superiores ou pelo menos iguais aos da discussão oral; que as ideias circuladas durante a discussão aparecem no registro escrito da atividade de muitos alunos; que a discussão de ideias se faz importante para distribuir conhecimento; e que os registros dos alunos que não participam das discussões se apresentam de forma incompleta e com poucos elementos argumentativos. Diante desse contexto, ressaltamos a importância de aulas de Ciências que preveem em suas atividades momentos de fala e escrita dos alunos do tema trabalhado, para aumentar o nível de conhecimento científico desses alunos.
Título en inglés
From speech to written text in science classes.
Palabras clave en inglés
argumentation in science classes
elementary school
scientific literacy
writing in science classes
Resumen en inglés
This study is a qualitative research that analized the relationship between the oral speech and the written record, in Science classes of the 4th grade of Elementary School. In such classes, investigative activities created by the Laboratory of Research and Teaching of Physics, of the Faculty of Education at University of São Paulo, were performed in which the students were asked to discuss and write about a scientific subject. In order to establish a relationship, it was necessary a bibliographic revision of what is recognized to be an efficient Science Education, about the importance of having in such Science classes activities that conduct students to the discussion of ideas with their classmates, the written record of the activities, as well as about how other authors have analized the speech of students in the classroom. The data of the study consists of transcriptions of three classes of the didactic sequence of The submergence of the Nautilus and the written records produced in such classes. The analysis aimed to relate the oral participation of the five students of the sample group with their written records. In the analysis, it was considered the following aspects: the subject used in the speech, the verbs employed, the a chronology of the events, the structure of thought according to the Toulmin Model, the indicators of scientific literacy and the support of the drawing to the written text. After the analysis it was possible to reach the conclusion that: the oral discussion helps students during the writing; the written records of those who really engage in the discussion have superior argumentative elements, or at least equivalent to those used in the oral discussion; the ideas stated during discussion are present in the written record of the activity of many students; the discussion of the ideas is relevant for the distribuition of knowledge; and finaly, the records of the students that did not take part in the discussion are incomplete and have fewer argumentative elements. In this context, it is emphasized the importance of exercising students speaking and writing skills, when developing a theme during the activities of Science classes, in order to improve the level of scientific knowledge of those students.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
CARLA_OLIVEIRA.pdf (2.58 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-09-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.