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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2012.tde-06062012-154450
Documento
Autor
Nome completo
Alberto Samuel Milkewitz Trzonowicz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Fischmann, Roseli (Presidente)
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Lauand, Luiz Jean
Pinto Neto, Samuel
Solon, Ari Marcelo
Título em português
Indagação filosófica e educação judaica: as leis do estudo da Torá do Código de Maimônides como guia
Palavras-chave em português
Educação judaica e indagação
Filosofia e educação judaica
Indagação filosófica
Leis judaicas ou halakhot
Maimônides
Resumo em português
A tese procura demonstrar que em resposta ao desafio de transmitir o judaísmo para as novas gerações, num mundo freqüentemente hostil à cosmo-visão judaica, há uma proposta que é a visão halakhika da educação judaica que se baseia na articulação do conhecimento dos caminhos mandatórios ou leis judaicas, transformados em ações e comportamentos concretos que as realizam, na qual é fundamental e estruturante a indagação filosófica sobre os princípios que as fundamentam e suas aplicações em outros casos e situações. Tudo isso se dá dentro do referencial judaico, que reúne diversos conceitos específicos como HaSchem, Shabat, Torá e Olam Habá. Eles produzem uma visão da educação judaica com diferenciais próprios. O autor apresenta, para fundamentar a tese, algumas Leis do Estudo da Torá, conforme ensinamentos de Maimônides, bem como o pensamento de dois filósofos contemporâneos, Isadore Twersky e Moshe Greenberg, que focaram seu trabalho acadêmico nas fontes judaicas tradicionais, especialmente na Torá ou Bíblia Hebraica, no Talmud e no Mischnê Torá.
Título em inglês
Philosophical enquire and Jewish education: the Laws of the Torah Study from the Maimonides Code as a guide
Palavras-chave em inglês
Jewish education and enquire
Jewish laws or halakhot
Maimonides
Philosophical enquire
Philosophy and Jewish education
Resumo em inglês
The thesis aims at to demonstrate that, as an answer to the challenge of transmitting Judaism to the new generations in a world that is frequently hostile to this world vision there is a proposal, that is the halakhik vision of Jewish education based on the articulation of knowledge of the Jewish mandatory pathways or laws, expressed into concrete actions and behaviors, in which the philosophical enquire is fundamental, structuring the principles that underlie them and its applications in other cases and situations. All this happens inside the Jewish referencial which brings together diverse specifical concepts, like HaSchem, Shabat, Torah and Olam Habah. These produce a vision of Jewish education with its own differences. The author, to fundament the thesis, presents some of the Laws of the Torah Study, according to the teachings of Maimonides and the thought of two philosophers, Isadore Twersky and Moshe Greenberg, who focused his academic work in traditional Jewish sources, especially Torah, the Hebrew Bible, the Talmud and the Mishne Torah.
 
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alberto01.pdf (135.34 Kbytes)
alberto02.pdf (1.05 Mbytes)
Data de Publicação
2012-06-28
 
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