• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2012.tde-05112012-143237
Documento
Autor
Nome completo
Juliana de Souza Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Catani, Denice Barbara (Presidente)
Lugli, Rosario Silvana Genta
Moraes, Dislane Zerbinatti
Título em português
A formação do trabalho docente: um estudo das teorizações acerca das dimensões pessoais no exercício da profissão
Palavras-chave em português
dimensões pessoais
formação de professores
identidades docentes
leitura de professores
literatura de autoajuda
teorizações sobre educação
Resumo em português
A dissertação que ora se apresenta estuda aspectos relativos à formação e ao exercício do trabalho docente, em particular os ligados às dimensões pessoais e às identidades dos professores. Um tipo especial de fontes foi examinado para que se conheçam elementos considerados importantes pelos docentes no exercício de seu ofício. Trata-se de livros que facilitam conhecimentos e fornecem conselhos práticos aos professores, constituindo quase uma literatura de autoajuda pedagógica e procurando apelar para dimensões subjetivas envolvidas no trabalho docente. No caso do presente estudo foram analisados alguns livros voltados a professores de autoria de Augusto Cury e Gabriel Chalita. Dentre os objetivos da pesquisa destacaram-se: estudar a produção e circulação das obras voltadas a professores de ambos os autores; estudar a posição dos seus autores no campo intelectual e educacional; analisar as características internas das obras selecionadas; conhecer as modalidades de apropriação das leituras dessas obras pelos professores; contribuir para as análises acerca dos conhecimentos produzidos no campo educacional com vistas à formação/aperfeiçoamento dos professores. Para concretizar tais objetivos recorreu-se à análise dos livros, às entrevistas com professores e à entrevista com um dos autores das obras estudadas. A investigação nos permitiu apontar características dessas obras quando voltadas para a educação, já que, essas guardam formas própria de tratar questões. Também foi possível indicar a posição ocupada, inserção e possibilidade de trânsito de seus autores nos campos educacional, religioso e político, bem como, constatar a existência de discrepância entre os objetivos dos autores e dos professores leitores em relação aos objetivos dos livros.
Título em inglês
The teacher´s formation and work: a study of the theories about the personal dimensions in the profession.
Palavras-chave em inglês
literature of self-help
Personal Dimensions
Teachers formation
Teachers readings
Teachers´ identity
Theorization about education
Resumo em inglês
The present dissertation studies the relative aspects concerning teachers formation and its exercise, mainly linked to personal dimensions and their characteristic identity. A special kind of sources were investigated in order to know elements considered as important by teachers during the execution of their labor. These sources were books that facilitate knowledge and offer practical advice to teachers making up a nearly pedagogical literature of self-help trying to appeal to subjective dimensions involved in the teaching practice. In the present study were used books aimed at teachers authored by Augusto Cury and Gabriel Chalita. Among the objectives for this research highlighted: To study the production and circulation of both authors works; to study the position of authors in the educational and intellectual field; to analyze the internal characteristics of the selected works; to know the appropriation modalities of these works readings by teachers; to contribute with the analysis about the produced knowledge in the educational field with the purpose of the formation/improvement of teachers. To be able to fulfill such objectives, books were analyzed and the interviews with some teachers and one of the authors were used. This research allowed pointing out some characteristics of the authors works when aimed at education because they keep own ways of dealing with issues. It was also possible to indicate the position occupied by authors as well as their insertion and possibility of transit in the educational, religious and politic fields. Besides it was verified the existence of discrepancies between the purposes of the authors and those of teachers related to books´ objectives.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-11-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.