• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2008.tde-05112009-143421
Document
Auteur
Nom complet
Rosemary Ferreira da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Pontuschka, Nidia Nacib (Président)
Abramowicz, Mere
Catani, Denice Barbara
Fusari, Jose Cerchi
Paganelli, Tomoko Iyda
Titre en portugais
As políticas curriculares no curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão: relações de poder e a regulação do currículo
Mots-clés en portugais
currículo
formação de professores
políticas curriculares
regulação
subcampo acadêmico
Resumé en portugais
O presente trabalho analisa as relações desenvolvidas no processo de reformulação curricular do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores em nível Superior, curso de licenciatura plena, caracterizando-se como um estudo sobre a configuração das políticas curriculares no subcampo acadêmico, enquanto uma rede relacional na qual são concebidos como elementos constitutivos: o espaço social, os agentes, os elementos constitutivos do currículo identificados nas Diretrizes Nacionais e no Projeto Pedagógico do Curso e as relações de poder estabelecidas através dos mecanismos de regulação que se estruturaram ao longo do processo de reformulação. Baseia-se em entrevistas com os membros integrantes do colegiado do curso que operacionalizou o trabalho e a aplicação de questionário fechado para os professores que não o integram e para os alunos através de amostragem. O referencial teórico que embasou a análise foram os conceitos políticas curriculares, sistematizado por José Augusto Pacheco, os conceitos de campo, central no trabalho, habitus, poder e capital cultural, estudados em Pierre Bourdieu e como elemento complementar, regulação, a partir da concepção de modo de regulação de Robert Boyer. Observou-se que a especificidade das relações desenvolvidas no subcampo acadêmico contribui para a construção de crenças sobre o currículo de formação de professores, que são mantidas enquanto a reformulação é realizada no currículo prescrito, observou-se também a existência de diferentes níveis de legitimação da participação dos agentes como conseqüência das disputas pelo poder e dos modos de regulação mobilizados na luta, que influenciam na configuração das diferentes concepções de currículo que coexistem na rede relacional analisada.
Titre en anglais
The political curricula of the philosophy course of the Federal University of Maranhão, BR: power relationships and curriculum regulation
Mots-clés en anglais
academic subfield
curriculum
political curricula
regulation
teacher training
Resumé en anglais
This work examines the relationships developed in the process of recasting curriculum of the Course of Philosophy of the Federal University of Maranhão, from the National Curriculum Guidelines for the Training of Teachers in Higher level, diploma course in full, characterizing himself as a study on the setting policies in subfield academic curriculum, while a relational network on which are designed as constituent elements: the social area, the officials, the components of curriculum identified in the Guidelines and the National Pedagogical Course Project and the balance of power established through mechanisms of regulation which is structured along the process of recasting. It was based on interviews with members of board of the course that organized the work and the application of closed questionnaire for the teachers than the students and to integrate through sampling. The theoretical reference that structured the analysis were the concepts policies curriculum, systematized by José Augusto Pacheco, the concepts of field, in the central work, habitus, power and cultural capital, studied in Pierre Bourdieu and complementary element, regulation, from the design the mode of regulation of Robert Boyer. It was observed that the uniqueness of the relationship developed in the academic subfield contributes to the construction of beliefs on the curriculum of teacher training, which are maintained while recasting is held in the prescribed curriculum, there is also the existence of different levels of legitimacy involvement of agents as a result of disputes for power and modes of regulation mobilized in the fight, that influence in shaping the different concepts of curriculum that coexist in the network relational analyzed.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2010-01-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.