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Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Soraia Romano-Soares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Carnio, Maria Silvia (Presidente)
Colello, Silvia de Mattos Gasparian
Pereira, Liliane Desgualdo
Título em português
Práticas de narrativas escritas em estudantes do ensino fundamental
Palavras-chave em português
Complexidade lingüística
Ensino fundamental
Fonoaudiologia escolar
Linguagem
Produção textual
Resumo em português
Essa pesquisa, desenvolvida de acordo com os pressupostos da pesquisa-ação, teve como objetivo, analisar os benefícios de dois Programas de Produções de Narrativas Escritas, em escolares da terceira série do Ensino Fundamental. Para a amostra, foram selecionados 60 escolares de duas classes da terceira série de uma mesma escola estadual de São Paulo. Foram programados encontros semanais, num total de quatorze, sendo utilizada uma história de livro infantil por semana. Para a primeira turma (Grupo A), a pesquisadora contava a história selecionada e para a segunda turma (Grupo B) a mesma história era lida, compartilhando-se esta leitura com a classe por meio de recurso audiovisual, enfatizando a marcação de diálogos por meio da entonação e prosódia. Em seguida, cada escolar produzia uma narrativa escrita com base no tema presente no texto apresentado. Antes e após a realização do Programa de Práticas de Narrativas Escritas, os escolares desenvolveram produções escritas livres a partir de um tema proposto. As produções escritas foram analisadas qualitativamente e quantitativamente, o que caracterizou uma pesquisa mista. Foram adotados os critérios das Competências Comunicativas (Genérica, Enciclopédica e Lingüística), adaptados do lingüista francês Maingueneau (2002). Estes dados foram classificados e comparados nos momentos inicial e final do programa e receberam tratamento estatístico. Observou-se que, em ambos os grupos, os escolares apresentaram evolução na produção de narrativas. Na comparação entre os programas, os dois grupos apresentaram progressos, sendo que o Grupo B apresentou maior evolução estatisticamente significante no desempenho dos sujeitos, nas três competências comunicativas analisadas, com destaque para a Competência Lingüística. Todos os estudantes se beneficiaram dos programas, inclusive aqueles que apresentavam dificuldades para elaborar narrativas escritas. Conclui-se que o programa de leitura compartilhada dos livros infantis constitui-se em uma estratégia mais eficiente para auxiliar o estudante a desenvolver melhores produções escritas, pois além ser um evento de exposição ao letramento, conta com recursos prosódicos que exploram a complexidade lingüística, necessária para motivar o estudante a envolver-se com a leitura e a produção textual.
Título em inglês
Written narrative practices in school children from elementary school.
Palavras-chave em inglês
Elementary school
Language
Linguistic complexity
School speech Language pathology
Textual production
Resumo em inglês
This research was developed according to the postulations of the action research and aimed to analyze the benefits of two Programs of Written Narrative Production in children from the third grade of an elementary school. The sample was composed by 60 school children from two third grades of a same State school of São Paulo. Fourteen weekly meetings were scheduled and one story from a child book was used per week. In the first group (Group A) the researcher read the selected story and in the second group (Group B) the same story was read combined with a written audiovisual resource, emphasizing dialogues markers through intonation and prosody. Then, each school children produced a written narrative based on the theme of the presented text. Before and after the Written Narrative Production Program, the school children developed free written productions from a proposed theme. The written productions were analyzed qualitative and quantitatively, characterizing a mixed research. The Communicative Competence criteria were adopted (Generic, Encyclopedia and Linguistic) adapted from the French linguist Maingueneau (2002). Data were classified and compared in the beginning and in the end of the program, and were statistically analyzed. It was observed that both groups of school children presented improvement in the narrative production. Comparing the two programs, both groups improved; Group B presented greater statistically significant improvement in the three communicative competences analyzed, especially in the Linguistic Competence. All school children benefited from both programs, including those who presented difficulties to develop written narratives. It was concluded that the combined reading program of child books was a more efficient strategy to assist the student to develop better written productions, since, besides being an event of exposition to literacy, it counts on prosodic resources that explore the linguistic complexity necessary to motivate the student to get involved with reading and textual production.
 
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InicioSoraiaRomano.pdf (95.82 Kbytes)
Data de Publicação
2007-10-16
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • CÁRNIO, M. S., et al. Caracterização dos encaminhamentos realizados por um programa de Fonoaudiologia Escolar. Suplemento Especial da Revista Brasileira de Fonoaudiologia, 2005, vol. 10, nº 5. Resumo.
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  • ROMANO-SOARES, S., SOARES, A. J. C., e CÁRNIO, M. S. Práticas de narrativas escritas em estudantes do ensino fundamental. Pró-Fono , 2010, vol. 22, p. 379-384.
  • CÁRNIO, M. S., et al. Análise de práticas de letramento em alunos de 1a. e 2a. série do ensino fundamental. In XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Congresso SulBrasileiro, Foz do Iguaçu, 2004. Anais do XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Congresso SulBrasileiro., 2004. Resumo.
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  • SOARES, Soraia Romano, e CÁRNIO, M. S. Práticas de narrativas escritas em estudantes do ensino fundamental. In 16o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2008. Resumo.
  • CÁRNIO, M. S., e ROMANO-SOARES, S. Plano terapêutico fonoaudiológico para o desenvolvimento de narrativas escritas. In . Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos (PTF). Organizador. Barueri : Pró-fono, 2012{Volume}, p. 123-128.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05102007-162030/
  • CÁRNIO, MARIA SILVIA, ROMANO-SOARES, S., e SOARES, A. J. C. Evidência Científica de um Programa em Fonoaudiologia Educacional com Leitura Compartilhada e Produção Escrita. In Pró-Fono. Terapia Fonoaudiológica Baseada em Evidências. Organizador. Barueri : Pró-Fono, 2013{Volume}. cap. 1, p. 179-196.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05102007-162030/
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