• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-05102007-121427
Documento
Autor
Nombre completo
Karyn Bulbarelli
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Belintane, Claudemir (Presidente)
Andrade, Maria Lucia de Araujo
Bicalho, Helena Maria Sampaio
Título en portugués
A entrada da criança na leitura e na escrita: laços entre linguagem e sexualidade.
Palabras clave en portugués
Diferenças sexuais
Escrita
Inconsciente
Leitura
Sexuação
Resumen en portugués
A presente dissertação tem como objetivo enfocar o tema da diferença sexual (sexuação) cotejado com desempenhos de meninos e meninas pré-escolares no campo da leitura e da escrita, procurando retomar o estado de conhecimento sobre o papel da mulher professora. O trabalho propõe uma releitura das abordagens históricas e sociológicas sobre a origem da escola no Brasil, entrecruzada com algumas recentes pesquisas que evidenciam, ainda hoje, disparidades importantes tanto com relação às meninas e meninos na escola, como com a presença das mulheres nas salas de aula. Utiliza a psicanálise como referencial teórico principal, sobretudo as elaborações e reelaborações dos conceitos de linguagem e de sexualidade, a partir dos quais a escrita e a diferença sexual são estabelecidas. Adota o conceito de sexuação proposto por Lacan, que propõe uma interpretação assimétrica para as diferenças sexuais, na qual tanto o menino como a menina em suas relações interpessoais com a escrita e com o saber em geral, antes de restringirem-se às duas posições, também contam com a possibilidade de assujeitamento a um processo de sexuação, cujo resultado pode não ser compatível com o seu gênero (não se afirma aqui uma simples bipartição homo e heterossexual). Também tece ponderações sobre a posição da mulher-professora, levando em conta um quadro histórico de submissão e alienação que não favorece a possibilidade de um ambiente de ensino onde tais diferenças encontrem possibilidades de entretecer laços no universo da escrita e da leitura.
Título en inglés
The alfabetization period: lace between language and sexuality.
Palabras clave en inglés
Reading
Sexual differences
Sexuation
Unconscious
Writing
Resumen en inglés
The present dissertation focuses on the theme of the sexual difference (sexuation), confronted with the performance of both boys and girls of pre-school age in the field of reading and writing, restoring the state of knowledge of the role played by the woman teacher in teaching process. The work proposes a rereading of historical and sociological approaches to the origin of brazilian schools, interconnected with recent researches which shows evidence of, until today, significant gaps in relation to girls and boys in school, as much as in wormen's attendance at classrooms. It uses psychoanalysis as a main theoretical approach, mainly the elaborations and re-elaborations of concepts of language and sexuality, from which writing and sexual difference are founded. It assumes the concept of sexuation as proposed by Lacan, which presupposes an asymmetrical interpretation for sexual differences, in which both boys and girls in their interpersonal relationships with writing process and general knowledge, instead of merely restrict themselves to their two respective positions, also count on the possibility of subjection to a sexuation process, whose result may not be compatible with his (her) gender (one does not claim here a simple homo and heterosexual bipartition). This work also thinks over the position of the teacher-woman in learning process, taking into consideration a historical picture of submission and alienation which do not benefit the development of a teaching environment where such differences meet possibilities of interlacing bonds in the universe of writing and reading.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2007-10-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.