• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2013.tde-05082013-110812
Documento
Autor
Nombre completo
Andrea Clarice Rodrigues Peine Jara
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Cordeiro, Jaime Francisco Parreira (Presidente)
Catani, Denice Barbara
Porfirio, Luciana Cristina
Título en portugués
Uma representação da identidade docente em Malhação
Palabras clave en portugués
identidade
Profissão docente
Representação
Televisão
Resumen en portugués
Esta dissertação apresenta os resultados de investigação acerca da representação da identidade docente em um programa televisivo. Tal análise articulou-se em torno das representações veiculadas acerca da docência na telenovela Malhação das temporadas de 1999/2000 e 2010/2011. Adotei episódios consecutivos de duas semanas da telenovela como amostra: capítulo 1 ao 5 de 1999/2000 e a semana de 21 de fevereiro a 25 de fevereiro de 2011. A hipótese com que se trabalhou nessa pesquisa é a de que esses episódios podem ser compreendidos como bastante representativos das maneiras como esse programa de televisão, a cultura da mídia em geral e mesmo o público costumam perceber e representar a profissão docente. A questão que norteou esta pesquisa foi: como são representados os docentes na telenovela Malhação? Essas temporadas foram examinadas como textos com sentidos e representações culturais e sociais sobre a profissão docente, baseando-se nos pressupostos de Roger Chartier e Pierre Bourdieu, abrangendo os seguintes escopos: a) analisar a composição do ser professor e as representações sobre a docência a partir dessa telenovela; b) aventar questões indicativas às temporadas a partir de informações comuns ao universo escolar, referentes ao ser professor e ao exercício da docência; c) vislumbrar os múltiplos discursos e representações socialmente ativas sobre a profissão docente. Assim, em um primeiro momento, desenvolveu-se uma cronologia dessa telenovela e a importância dos bens simbólicos difundidos pela televisão apropriando-se dos conceitos de cultura da mídia desenvolvido por Douglas Kellner; codificação, decodificação, ressignificação das mensagens midiáticas apresentadas por Stuart Hall e Martin Barbero. Em um segundo momento, expô-se a antropologia da docência e da instituição escolar, a partir de uma perspectiva sócio-histórica por meio da reflexão de autores como António Nóvoa, Denice Barbara Catani, Jaime Francisco Parreira Cordeiro, Maurice Tardif e Claude Lessard, entre outros. A seguir, apresentou-se a análise dos dados a respeito da atuação docente em Malhação, por meio de tabelas e gráficos. Verificou-se que a caracterização da representação da identidade docente na telenovela Malhação, ocorre de forma estereotipada, visando fixar sentidos e significados para a identidade dessa profissão por meio de uma circularidade de temas e abordagens nas temporadas que utilizaram como cenário central os colégios Múltipla Escolha e Primeira Opção para a maioria das tramas.
Título en inglés
A representation of teacher identity in Malhação
Palabras clave en inglés
Identity
Representation
Teacher
Television
Resumen en inglés
This dissertation presents the results of the investigation regarding the teacher representation on a TV show. Such analysis was articulated around the soap opera Malhação teachers representation shown on 1999/2000 and 2010/2011 seasons. I adopted consecutives episodes from two different weeks as samples: chapters 1 to 5 from 1999/2000 and the week from February 21st to 25th, 2011. The hypothesis that was worked on this research is that those episodes could be understood as highly representative of the way that TV shows, media culture in general and even the public are used to perceive and represent teachers. The question that drove this research was: how are the teachers presented in the soap opera Malhação? These seasons were examined as text with sense and cultural and social representation about the teacher profession, basing on Roger Chartier and Pierre Bourdieus conjectures, comprising the following scope: a) Analyze the composition of being a teacher and its representation based on this soap opera; b) Suggest indicative questions regarding the seasons, bases on usual information to school universe, referring to being a teacher and its practice; c) discern the multiples speeches and representation socially active about the teacher profession. So, in the first moment, it was developed the soap operas timeline and the importance of symbolic goods spread by television, appropriating concepts of media culture developed by Douglas Kellner; coding, decoding, re-signification of the mediatic messages presented by Stuart Hall and Martin Barbero. On a second moment, teachers anthropology and the school institution is exposed, based on the socio-historic perspective through thoughts from authors such as António Nóvoa, Denice Barbara Catani, Jaime Francisco Parreira Cordeiro, Maurice Tardif and Claude Lessard, among others. Afterwards, data analysis was presented regarding teachers acting on Malhação, using tables and graphics. It was verified that teachers identity representation on the soap opera Malhação happens in a stereotyped manner, aiming to fix senses and meanings to this professions identity, using recurring topics and approach in the seasons that used Múltipla Escolha and Primeira Opção high schools as main scenario on most of its plots.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-08-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.