• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2008.tde-05082008-155946
Document
Auteur
Nom complet
Carolina Yokota de Paula Lima
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Rezende, Neide Luzia de (Président)
Hansen, Joao Adolfo
Rocco, Maria Thereza Fraga
Titre en portugais
Um estudo sobre a concepção de literatura presente no discurso dos manuais didáticos (entre os anos de 1970 a 1990).
Mots-clés en portugais
Discurso
Literatura
Manual didático
Resumé en portugais
Esta dissertação de mestrado, como indica o próprio título, tem como objetivo pesquisar, descrever e analisar a concepção de literatura presente nos discursos dos manuais didáticos produzidos entre os anos de 1970 e 1990. Dentro do corpus selecionado ¾ manuais didáticos do ensino médio ¾, o enfoque da pesquisa se dará nos capítulos em que estes procuram conceituar a literatura. Dessa forma, este trabalho ¾ não pressupondo a existência de uma concepção de literatura fixa, natural e estável, como se esta pudesse ser anterior a qualquer discurso e independente da contingência histórica ¾ parte da hipótese de que tal concepção seria antes uma construção discursiva em que outros discursos são retomados, simplificados, aglutinados, generalizados, etc. Nesse sentido, a perspectiva teórica da análise do discurso, especificamente a que pode ser depreendida da obra de Michel Foucault (A ordem do discurso e A arqueologia do saber), fundamentará esta análise.
Titre en anglais
An estudy about the concept of literature in high school textbooks (between the years 1970 and 1990).
Mots-clés en anglais
Discourse
Literature
Textbook
Resumé en anglais
This dissertation aims at discussing the concept of literature that can be found in High School textbooks produced between the years 1970 and 1990. The main trait of this research is to analyze the chapters that try to define what literature is. This work - not assuming the existence of a rigid, natural and fixed concept of literature, as if this notion could exist apart from any discourse and from any historical contingence - assumes that this concept would be a discoursive construction in which others discourses are retaken, simplified, agglutinated, generalized, etc. Therein, the theoretical perspective of the analysis of the discourse, specially the one that derives from the work of Michel Foucault ( The Discourse on Language and The Archaelogy of Knowledge ) will lay the foundation of the present analysis.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2008-08-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.