• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2008.tde-05082008-155946
Documento
Autor
Nombre completo
Carolina Yokota de Paula Lima
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Rezende, Neide Luzia de (Presidente)
Hansen, Joao Adolfo
Rocco, Maria Thereza Fraga
Título en portugués
Um estudo sobre a concepção de literatura presente no discurso dos manuais didáticos (entre os anos de 1970 a 1990).
Palabras clave en portugués
Discurso
Literatura
Manual didático
Resumen en portugués
Esta dissertação de mestrado, como indica o próprio título, tem como objetivo pesquisar, descrever e analisar a concepção de literatura presente nos discursos dos manuais didáticos produzidos entre os anos de 1970 e 1990. Dentro do corpus selecionado ¾ manuais didáticos do ensino médio ¾, o enfoque da pesquisa se dará nos capítulos em que estes procuram conceituar a literatura. Dessa forma, este trabalho ¾ não pressupondo a existência de uma concepção de literatura fixa, natural e estável, como se esta pudesse ser anterior a qualquer discurso e independente da contingência histórica ¾ parte da hipótese de que tal concepção seria antes uma construção discursiva em que outros discursos são retomados, simplificados, aglutinados, generalizados, etc. Nesse sentido, a perspectiva teórica da análise do discurso, especificamente a que pode ser depreendida da obra de Michel Foucault (A ordem do discurso e A arqueologia do saber), fundamentará esta análise.
Título en inglés
An estudy about the concept of literature in high school textbooks (between the years 1970 and 1990).
Palabras clave en inglés
Discourse
Literature
Textbook
Resumen en inglés
This dissertation aims at discussing the concept of literature that can be found in High School textbooks produced between the years 1970 and 1990. The main trait of this research is to analyze the chapters that try to define what literature is. This work - not assuming the existence of a rigid, natural and fixed concept of literature, as if this notion could exist apart from any discourse and from any historical contingence - assumes that this concept would be a discoursive construction in which others discourses are retaken, simplified, agglutinated, generalized, etc. Therein, the theoretical perspective of the analysis of the discourse, specially the one that derives from the work of Michel Foucault ( The Discourse on Language and The Archaelogy of Knowledge ) will lay the foundation of the present analysis.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2008-08-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.