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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2011.tde-05072011-131255
Documento
Autor
Nome completo
João Sergio Cury Lauand
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Silva, Maria de Lourdes Ramos da (Presidente)
Castro, Roberto Carlos Gomes de
Colello, Silvia de Mattos Gasparian
Hirose, Chie
Horta, Sylvio Roque de Guimarães
Título em português
Personagens ficcionais, tipos de David Keirsey e a educação: um estudo da sitcom "Everybody Loves Raymond
Palavras-chave em português
Everybody loves Raymond
Keirsey
temperamento e educação
Resumo em português
A teoria dos temperamentos de David Kersey indica que há diferentes disposições de agir e comportar-se de acordo com tipos psicológicos. Diferentes temperamentos têm diferentes interpretações dos fatos, reagem de modo distinto a essas interpretações, tomam decisões baseados em diferentes critérios e lidam com as situações de modo diverso. A presente tese pretende tornar os tipos (ideais) de Keirsey (ISTP, ESFJ etc.) visíveis e concretos, por meio da análise de personagens de ficção: a família Barone da série televisiva Everybody Loves Raymond, e assim poder oferecer subsídios para a educação, tornando visíveis, em perfis biográficos, temas nos quais o temperamento deve ser levado em conta por educadores para aperfeiçoar sua compreensão dos educandos. São assim analisados em detalhes, dos personagens bem elaborados de Everybody Loves Raymond, pessoas comuns, vivendo seu quotidiano de acordo com seus tipos de temperamento e mostra-se em vida real um ESFP, uma ESTJ, uma ESFJ, um ISTP e um NF/SJ. Eles nos propiciam um melhor reconhecimento, melhor compreensão e discussão de importantes temas pedagógicos (aprendizagem, concepção de escola, lidar com a culpa e o dever etc.), tal como vivenciados por diferentes tipos de temperamento.
Título em inglês
Fictional characters, David Keirseys types and Education - a study of the sitcom Everybody Loves Raymond.
Palavras-chave em inglês
Everybody Loves Raymond
Keirsey
Temperament and Education
Resumo em inglês
The temperament theory of David Kersey indicates that each individual was born with a disposition to act and behave in certain ways according to his type. People with different temperaments have different interpretations of events, will react to these interpretations in different manners, will make choices based on different criteria, and will deal with situations in different manners. Keirseys theory is also important for education: teachers and parents should take temperament into account in order to improve their understanding of the students. This thesis aims to make Keirseys (ideal) types (ISTP, ESFJ etc.) more concrete by fleshing them out into fictional characters: the Barone family of the TV series Everybody Loves Raymond. Throughout the episodes of the sitcom, we can see three-dimensional and believable characters: ordinary people living ordinary lives according to their temperament types. In Everybody Loves Raymond we have in action, like in real life, an ESFP (Raymond), an ESTJ (Debra), an ESFJ (Marie), an ISTP (Frank) and a NF/SJ (Robert). They make easier to recognize, understand and discuss different types of temperament on important educational matters (learning, conception of the school, guilt, duty etc.)
 
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Data de Publicação
2011-07-25
 
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