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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2012.tde-05062012-120806
Documento
Autor
Nome completo
Leonaldo Batista dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Rezende, Neide Luzia de (Presidente)
Landeira, José Luís Marques Lopez
Riolfi, Claudia Rosa
Título em português
O poema em sala de aula: a vez e a voz do leitor
Palavras-chave em português
Leitura
Literatura e educação
Poesia e ensino
Resumo em português
Esta dissertação é resultado de uma pesquisa realizada sobre a recepção de poemas na disciplina de Língua Portuguesa na educação básica. A fim de investigar como leitores de diferentes faixas etárias responderiam aos mesmos textos, considerado seu estágio de formação escolar, selecionamos dez poemas de autores brasileiros, que foram lidos por três turmas de alunos, uma turma de 6º e uma de 9º ano do ensino fundamental primeira série do ciclo III, e última do ciclo IV, respectivamente e uma turma de 3º ano do ensino médio, diante das quais o professor adotou os mesmos critérios metodológicos. Os poemas selecionados foram: Dos desenganos da vida humana, metaforicamente, de Gregório de Matos; Acidente, de José Paulo Paes; Porquinho-da-índia, O bicho, Trem de ferro e Pneumotórax, de Manuel Bandeira; A omelete, de Dirceu Villa; Soneto de fidelidade, de Vinícius de Moraes; Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade; e pluvial/fluvial, de Augusto de Campos. Cada um desses textos, dotado de especificidades tanto em sua forma quanto em seu conteúdo, constitui uma expressão poética distinta, a qual se abre para várias possibilidades de interpretação, de acordo com o repertório de cada leitor, sendo justamente esse o critério utilizado para sua seleção. Encontra-se no centro de nossas preocupações a didática adotada pelo docente para a realização da aula de leitura de poesia, que foi organizada e realizada em dois momentos complementares. O primeiro compõe-se de duas etapas: a primeira caracteriza-se pela leitura individual, particular do aluno, quando emergem suas primeiras impressões e experiências com os poemas; a segunda é caracterizada pela realização da leitura compartilhada dessas e de outras experiências em sala de aula, acompanhada e mediada pelo professor, com vistas a promover, por meio da participação coletiva, a ampliação da percepção estética. No segundo momento foram realizadas as intervenções mais diretas do professor de língua portuguesa, leitor especialista, e nele são realizadas interpretações dos poemas à luz das práticas escolares de ensino de literatura. Como referencial teórico sobre a atividade leitora, foram adotados autores da Estética da Recepção (Hans Robert Jauss, Wolfgang Iser e Umberto Eco) e, sobretudo, autores mais recentes (Vincent Jouve, Michel Picard, Annie Rouxel, Catherine Tauveron e Gérard Langlade), que se debruçam sobre a concepção de leitor real, cujo foco também reside na recepção, conferindo, sobretudo, maior destaque para a subjetividade do leitor na construção de sentidos do texto. Sobre poesia, buscaram-se referenciais em Antonio Candido, Massaud Moisés, Salvatore D´Onofrio e Octavio Paz.
Título em francês
Poem in classrooms: readers time and voice
Palavras-chave em francês
Lecture
Littérature et éducation
Poésie et enseignement
Resumo em francês
Ce travail est le résultat dune recherche à propos de la réception de poèmes dans le cours de Langue Portugaise dans lenseignement secondaire brésilien. À fin dexaminer la façon dont les lecteurs de différentes tranches dâge répondent aux mêmes textes (ayant en compte son stage de formation scolaire), nous avons sélectionné dix poèmes dauteurs brésiliens, qui ont été lus par trois groupes délèves de lenseignement secondaire un groupe de sixième et un autre de troisième (respectivement première et dernière étapes du premier cycle) et un groupe de terminale (dernière étape du second cycle) , pour lesquels le professeur a adopté les mêmes critères méthodologiques. Nous avons choisi les poèmes « Dos desenganos da vida humana » [Des désabusements de la vie humaine], de Gregório de Matos ; « Acidente » [Accident], de José Paulo Paes ; « Porquinho-da-índia » [Cochon dinde], « O bicho » [La bête], « Trem de ferro » [Train de fer] et « Pneumotórax » [Pneumothorax], de Manuel Bandeira ; « A omelete » [Lomelette], de Dirceu Villa ; « Soneto de fidelidade » [Sonnet de fidélité], de Vinícius de Moraes ; « Quadrilha » [Quadrille], de Carlos Drummond de Andrade ; et « pluvial/fluvial » [pluvial/fluvial], dAugusto de Campos. Chacun de ces textes, doté de spécificités tant dans sa forme quen son contenu, constitue une expression poétique particulière, laquelle souvre à plusieurs possibilités dinterprétation selon le répertoire individuel de chaque lecteur, ceci étant justement le critère utilisé au moment de notre sélection. La didactique adoptée par lenseignant pour lexécution du cours de lecture de poésie (organisé et réalisé en deux moments complémentaires) est au coeur de nos soucis. Le premier moment se compose de deux étapes : la première se caractérise par la lecture individuelle (personnelle) des textes par lélève, instant où lon voit émerger ses premières impressions et expériences avec le poème ; le second moment est marqué par la mise en oeuvre dune lecture partagée de ces expériences (et dautres perceptions) en salle de classe, accompagnée et ayant le professeur comme médiateur ; le but de cette étape cétait de promouvoir, par lintermédiaire de la participation collective, lélargissement de la perception esthétique. Dans ce dernier moment, des interventions plus directes de par le professeur de langue portugaise (lecteur spécialiste) y ont été réalisées, ainsi que des interprétations des poèmes à la lumière des pratiques scolaires de littérature. Nous avons adopté comme point de repère théorique pour cette activité de lecture les auteurs de lEsthétique de la Réception (Hans Robert Jauss, Wolfgang Iser et Umberto Eco), surtout des auteurs plus récents Vincent Jouve, Michel Picard, Annie Rouxel, Catherine Tauveron et Gérard Langlade, qui se sont penchés sur la conception du lecteur réel, dont le centre dintérêt réside dans la réception , en y mettant plus daccent sur la subjectivité du lecteur dans la construction des sens du texte. En ce qui concerne la poésie, nos repères bibliographiques concernaient notamment les textes dAntonio Candido, Massaud Moisés, Salvatore D´Onofrio et Octavio Paz.
 
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Data de Publicação
2012-07-02
 
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