• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2012.tde-05062012-115930
Document
Auteur
Nom complet
Priscila Maria Sbizera Bolognesi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Colello, Silvia de Mattos Gasparian (Président)
Duran, Marilia Claret Geraes
Siqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado
Titre en portugais
Rodas de leitura na escola: do envolvimento dos alunos aos processos de reflexão
Mots-clés en portugais
ensino da língua escrita
leitura
literatura
rodas de leitura
Resumé en portugais
Partindo dos pressupostos de que os alunos, desde as séries iniciais da escolaridade, têm papel ativo no próprio aprendizado, sendo capazes de elaborar concepções, lidar com hipóteses e adotar uma postura investigativa frente aos objetos de estudo, e de que a escola é a instituição responsável por inseri-los amplamente no mundo letrado, formando usuários competentes da língua escrita nas diversas situações comunicativas, o objetivo da presente pesquisa é investigar o potencial pedagógico de uma atividade de leitura literária: a roda de leitura. Com base no referencial socioconstrutivista, em especial nos estudos de Jean Piaget, Emilia Ferreiro, Lev Vygostky e Mikhail Bakhtin e, ainda, nos de Wanderley Geraldi, Délia Lerner, Regina Zilberman e Teresa Colomer sobre didática do ensino da língua ou da leitura literária na escola, o trabalho visa contribuir para revisão das práticas de ensino da leitura e da literatura no início da escolaridade. Concebendo a leitura literária como uma prática de fruição estética e um meio plural de acesso à cultura, a investigação apoia-se em três eixos de abordagem: a análise do vínculo de 28 alunos entre 7 e 8 anos de idade com as rodas diárias de leitura e com as histórias nelas apresentadas e o mapeamento das reflexões temáticas e linguísticas que eles foram capazes de tecer a partir de diferentes textos literários. Para tanto, organizaram-se duas situações de coleta de dados: uma roda de leitura de um conto e uma de uma crônica, ambas seguidas de questionários. Os dados coletados a partir das respostas aos questionários e também dos registros em diário de campo durante as leituras permitiram verificar que as crianças se vinculam tanto às rodas diárias de leitura como às histórias, por meio de mecanismos sociais, afetivos e cognitivos. No que tange às reflexões linguísticas e temáticas, os dados confirmaram diversas possibilidades de elaboração pessoal independentemente da competência para ler e escrever, o que comprova o potencial da roda de leitura para a formação de leitores críticos e autônomos. Além disso, ao evidenciar o caráter complexo e heterogêneo dos processos de aprendizagem da leitura, os resultados apontam a importância da organização de atividades que, respeitando as singularidades, promovam a aprendizagem para todos, favorecendo a formação de hábitos de leitura e despertando o gosto pela literatura.
Titre en anglais
Reading circles in school: from student involvment to the reflection processes.
Mots-clés en anglais
literature
reading
reading circle
teaching of the written language
Resumé en anglais
Assuming that students, since the early grades of education, have an active role in their own apprenticeship, being capable of elaborating conceptions, dealing with hypothesis and adopting an investigative attitude towards the objects of study, and that school is the institution responsible for amply introducing them in the literate world, forming competent users of the written language in the various communicative situations, the goal of this research is to investigate the pedagogical potential of an activity of literary reading: the reading circle. Based on the socioconstructivist reference, especially the studies of Jean Piaget, Emilia Ferreiro, Lev Vygostky and Mikhail Bakhtin and, furthermore, those of Wanderley Geraldi, Délia Lerner, Regina Zilberman and Teresa Colomer on didactic of language teaching or literary reading in school, the work aims to contribute to the revising of reading and literature teaching practices in the beginning of education. Conceiving literary reading as an aesthetic fruition practice and a plural medium of culture access, the investigation relies on three pillars of approach: the analysis of the bond of 28 students between the ages of 7 and 8 with the daily reading circles and with the stories then presented and the mapping of thematic and linguistic reflections they were able of composing from distinct literary texts. Therefore, two data collection situations were organized: a reading circle of a tale and another one of a chronicle, both followed by questionnaires. The data collected from the answers to the questionnaires and from the entries made in the field journal during the readings allowed to verify that the children bond with the daily reading circles and with the stories through social, affective and cognitive mechanisms. Regarding the linguistic and thematic reflections, the data confirmed various possibilities of personal elaboration independently of the competence to read and write, which proves the potential of the reading circle to the formation of critical and autonomous readers. Moreover, in evidencing the complex and heterogeneous character of the learning processes of reading, the results point to the importance of organizing activities which, respecting the singularities, promote learning for all, favoring the formation of reading habits and awakening the liking for literature.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2012-06-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.