• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2006.tde-05062007-102410
Document
Auteur
Nom complet
Elsa Midori Shimazaki
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Jury
Cárnio, Maria Silvia (Président)
Almeida, Maria Amelia
Baumel, Roseli Cecilia Rocha de Carvalho
Nunes, Leila Regina D'Oliveira de Paula
Torezan, Ana Maria
Titre en portugais
Letramento em jovens e adultos com deficiência mental
Mots-clés en portugais
Deficiente mental
Educação especial
Escrita
Leitura
Letramento
Resumé en portugais
Alfabetizar e letrar pessoas jovens e adultas constitui uma necessidade e, no caso de indivíduos adultos com deficiência mental, os estudos a respeito de letramento são rarefeitos e demandam, por isso, mais pesquisas e ações políticas que possam modificar as condições desses indivíduos. Letramento significa compreender e elaborar a linguagem e fazer uso social dela em várias situações da vida prática. Nesta pesquisa, objetivou-se comparar o grau de letramento, o nível de compreensão de leitura e produção escrita de adultos deficientes mentais, considerados alfabetizados, antes e depois de um programa de práticas de letramento. Estudou-se, também, a influência da família no nível de compreensão de leitura e escrita dos sujeitos. Participaram da pesquisa 11 sujeitos classificados, por meio de avaliação psicológica, como deficientes mentais moderados ou severos, com idade entre 18 e 34 que eram considerados alfabetizados e tinham freqüentado programa de educação especial por 5 anos ou mais. Foram aplicados questionários aos responsáveis pelos alunos para verificar as suas condições de letramento das famílias. A partir da avaliação inicial, elaborou-se um programa de práticas de letramento, realizado duas vezes por semana, durante 8 meses para que os sujeitos ampliassem o uso social da leitura e escrita. A cada sessão era feito um registro em diário de campo e realizadas algumas filmagens esporádicas para posterior análise. Os resultados mostraram que, apesar de serem considerados alfabetizados, os sujeitos dessa pesquisa tinham pouco domínio do uso social da leitura e escrita e que o grau de letramento das famílias influenciavam o acesso à leitura e escrita e, conseqüentemente, o seu uso social. Ao final das análises, pode se afirmar que, por meio da mediação pedagógica, houve o desenvolvimento de uma postura mais reflexiva sobre a leitura e a escrita e a pesquisa contribuiu para algumas mudanças na realidade dos sujeitos nela inseridos. Pode-se afirmar que a educação formal, por meio da mediação, contribui para a formação social da mente.
Titre en anglais
Learning to read and write by mentally deficient young people and adults
Mots-clés en anglais
Especial education
Mental deficiency
Reading
Reading-writing
Writing
Resumé en anglais
Literacy and learning to read and write are a need for young people and adults. Studies on the theme with mentally deficient adults are scarce and require more research and policies that may modify these subjects. Learning to read and write means the understanding and the molding of the language, using it socially in several and different situations of daily life. Current research compares the reading-writing degree, reading comprehension level and writing production by mentally deficient literate adults, prior to and after a battery of reading-writing practices. The family's influence on the reading and writing comprehension level of the subjects has also been analyzed. Eleven subjects, with moderate or severe mental deficiency, aged between 18 and 34 years old, participated in the research. They had already taken part in special education programs for five years or over. Questionnaires, handed out to people who were responsible for the above-mentioned subjects, verified their families' reading-writing conditions. A program with reading-writing practices was then prepared from this initial evaluation. The program was put into practice twice a week for 8 months so that the subjects could broaden the social usage of writing and reading. A report was made for each session and sporadic filming was undertaken for further investigation. Results showed that, in spite of the fact that they were literate, the subjects of research had only slight dominion of the social usage of writing and reading. Moreover, the families' reading-writing degree affected their access to reading and writing, and thus, the social use of language. Analyses revealed that a more reflexive stance on reading and writing could be developed through pedagogical intervention. Actually the research has contributed towards certain change in the daily life of the subjects. Formal education actually contributes for the mind's social training through pedagogical mediation.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2007-07-06
 
AVERTISSEMENT: Le matériau se réfère à des documents provenant de cette thèse ou mémoire. Le contenu de ces documents est la responsabilité de l'auteur de la thèse ou mémoire.
  • CÁRNIO, M. S., e SHIMAZAKI, E. M. Letramento e alfabetização das pessoas com deficiência intelectual. Teoria e Prática da Educação, 2011, vol. 14, p. 143-151.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.