• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2014.tde-05052014-151453
Document
Auteur
Nom complet
Nathaly Dironze Galhardo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Barzotto, Valdir Heitor (Président)
Bertoldo, Ernesto Sérgio
Siqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado
Titre en portugais
Aquilo pelo que se luta nos discursos sobre TDAH dirigidos a professores e pais
Mots-clés en portugais
Educação
Eixos argumentativos
Linguagem
Mídia
TDAH
Resumé en portugais
Esta pesquisa busca trazer um questionamento sobre a tentativa de diferentes setores da sociedade de tomar para si os cuidados da criança desautorizando as condições do núcleo social inicial, a família, de cuidar dos filhos. Para tanto, a questão de pesquisa que nos dá a direção é: Em que medida textos veiculados pela mídia sobre o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), mais do que descrever um problema de saúde, delineiam produtos, oferecidos ao público apoiados em diferentes eixos argumentativos? Pretendemos tomar os enunciados básicos sobre o transtorno como objeto de estudos e, assim, os argumentos dos posicionamentos como corpus. Como pesquisa inicial, buscamos o que é oferecido como informação relativa ao transtorno nas publicações entre os anos 2000 e 2012 no banco de dados eletrônico da Editora Abril. Dentre as matérias que apareceram, selecionamos 15 para uma análise detalhada. Tais publicações apresentam características discursivas marcadas por elementos que contribuem para configurar posicionamentos em relação ao transtorno: defender a existência da doença, questionar a existência do transtorno como doença, propulsionar os perigos relativos à utilização do medicamento e caracterizar a sociedade atual para delinear uma forma de tratamento do Déficit de atenção. Após a análise pudemos compreender quais são os eixos argumentativos em torno do TDAH e os recursos utilizados pelos posicionamentos para argumentar a favor de seu ponto de vista.
Titre en anglais
The thing for which and by which there is a struggle in discourse about ADDH addressed to teachers and parents
Mots-clés en anglais
ADDH
Argumentative axes
Education
Language
Media
Resumé en anglais
This research seeks to bring a questioning about an attempt of different sectors of the society take to herself the care of the child, disallowing the initial core conditions, the family, of take care of the children. For this, the research question that gives us the direction is: To what extent the texts of the media about ADDH (Attention Deficit Disorder with Hiperactivity), more than describing a health problem, delineate products offered to the public supported by different argumentation axes? We intend to take basic statements about the disorder as an object of study, and thus the arguments of the positionings as corpus. As initial research, we seek what is offered as information about the disorder in publications between 2000 and 2012 in the Editora Abril electronic database. Among the texts that have appeared, we selected 15 for detailed analysis. These publications present discursive features marked by elements that contribute to configure positions in relation to the disorder: the defense of the disease existence, put in question the disorder existence as a disease, the power of the dangers relating to the use of the drug and characterize the current society to devise a way to treatment of attention Deficit. After the analysis we could understand what are the argumentative axes around ADDH and the resources used by each position to argue for their point of view.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2014-05-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.