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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2014.tde-05052014-151453
Documento
Autor
Nome completo
Nathaly Dironze Galhardo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Barzotto, Valdir Heitor (Presidente)
Bertoldo, Ernesto Sérgio
Siqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado
Título em português
Aquilo pelo que se luta nos discursos sobre TDAH dirigidos a professores e pais
Palavras-chave em português
Educação
Eixos argumentativos
Linguagem
Mídia
TDAH
Resumo em português
Esta pesquisa busca trazer um questionamento sobre a tentativa de diferentes setores da sociedade de tomar para si os cuidados da criança desautorizando as condições do núcleo social inicial, a família, de cuidar dos filhos. Para tanto, a questão de pesquisa que nos dá a direção é: Em que medida textos veiculados pela mídia sobre o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), mais do que descrever um problema de saúde, delineiam produtos, oferecidos ao público apoiados em diferentes eixos argumentativos? Pretendemos tomar os enunciados básicos sobre o transtorno como objeto de estudos e, assim, os argumentos dos posicionamentos como corpus. Como pesquisa inicial, buscamos o que é oferecido como informação relativa ao transtorno nas publicações entre os anos 2000 e 2012 no banco de dados eletrônico da Editora Abril. Dentre as matérias que apareceram, selecionamos 15 para uma análise detalhada. Tais publicações apresentam características discursivas marcadas por elementos que contribuem para configurar posicionamentos em relação ao transtorno: defender a existência da doença, questionar a existência do transtorno como doença, propulsionar os perigos relativos à utilização do medicamento e caracterizar a sociedade atual para delinear uma forma de tratamento do Déficit de atenção. Após a análise pudemos compreender quais são os eixos argumentativos em torno do TDAH e os recursos utilizados pelos posicionamentos para argumentar a favor de seu ponto de vista.
Título em inglês
The thing for which and by which there is a struggle in discourse about ADDH addressed to teachers and parents
Palavras-chave em inglês
ADDH
Argumentative axes
Education
Language
Media
Resumo em inglês
This research seeks to bring a questioning about an attempt of different sectors of the society take to herself the care of the child, disallowing the initial core conditions, the family, of take care of the children. For this, the research question that gives us the direction is: To what extent the texts of the media about ADDH (Attention Deficit Disorder with Hiperactivity), more than describing a health problem, delineate products offered to the public supported by different argumentation axes? We intend to take basic statements about the disorder as an object of study, and thus the arguments of the positionings as corpus. As initial research, we seek what is offered as information about the disorder in publications between 2000 and 2012 in the Editora Abril electronic database. Among the texts that have appeared, we selected 15 for detailed analysis. These publications present discursive features marked by elements that contribute to configure positions in relation to the disorder: the defense of the disease existence, put in question the disorder existence as a disease, the power of the dangers relating to the use of the drug and characterize the current society to devise a way to treatment of attention Deficit. After the analysis we could understand what are the argumentative axes around ADDH and the resources used by each position to argue for their point of view.
 
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Data de Publicação
2014-05-15
 
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