• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2014.tde-05052014-150749
Documento
Autor
Nombre completo
Paulo Rogério da Conceição Neves
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Vianna, Claudia Pereira (Presidente)
Almeida, Elmir de
Altmann, Helena
Cavaleiro, Maria Cristina
Setton, Maria da Graca Jacintho
Título en portugués
Disposições de gênero e violências escolares: entre traições e outras estratégias socializadoras utilizadas por jovens alunas de uma instituição privada no município de São Paulo
Palabras clave en portugués
Disposições
Escola particular
Gênero
Jovens
Socialização
Violência
Resumen en portugués
Esta tese de doutorado apresenta os resultados da investigação realizada com jovens estudantes do ensino médio em uma escola particular localizada no distrito do Jabaquara, no município de São Paulo. Seu foco foi especialmente direcionado para as disposições de gênero acionadas por jovens alunas em diferentes episódios que envolviam violências, tanto nos relatos sobre sua socialização na família quanto na escola em questão. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, de natureza qualitativa que procura articular as contribuições de Pierre Bourdieu, no que se refere à teoria de habitus, com os estudos de gênero para a análise das violências vividas e produzidas na instituição escolar. A investigação empírica realizada na instituição escolar utilizou como técnicas para a coleta de dados observações e entrevistas individuais com alunas, alunos e representantes da gestão escolar. Foram consideradas, tanto nas observações quanto nos relatos, as distintas estratégias de sociabilidade utilizadas por garotas e garotos em relação às diversas expressões da violência, com destaque para a estreita relação entre as socializações e as disposições de gênero. Os resultados obtidos evidenciam que as socializações na família e na escola (dentre outras agências socializadoras), são responsáveis pela incorporação das disposições de gênero utilizadas pelas/os jovens, tendo na traição um episódio típico tanto de reprodução de padrões tradicionais de gênero quanto de superação dos mesmos. No caso específico da escola particular pesquisada, os dados revelam que estas socializações encontram-se imbricadas ao modo pelo qual a gestão escolar intervém sobre a indisciplina e sobre os conflitos oriundos das relações escolares ou outros conflitos externos que nelas teriam influência. Como resultado, por fim, conclui-se que a combinação entre incorporação das disposições de gênero, estratégias para lidar com as violências e a prática propositiva e dialogada da gestão escolar, configura disposições de cultura que contribuem para a baixa frequência de conflitos físicos na escola. Mas estes recursos não são suficientes para superar a existência de outras expressões de violências no ambiente escolar ou da reprodução de padrões tradicionais de gênero, como as manifestadas no caso de traição analisado.
Título en inglés
Gender dispositions and school violences: between cheating and other socializing strategies used by young students of a private school in the city of São Paulo
Palabras clave en inglés
Dispositions
Gender
Private school
Socialization
Violence
Resumen en inglés
This doctoral dissertation presents the results of a research with young high school students in a private school located in Jabaquara district, in the city of São Paulo. It focuses specifically on gender dispositions enlisted by young female students in different situations involving violences, according to their accounts about their family and school socialization. This is an exploratory qualitative research that seeks to articulate Pierre Bourdieus theory ofhabitus with gender studies to analyze violences experienced in school and also the ones created by the school institution itself. As method for data collection, the empirical investigation carried out in a private school employed observations and individual interviews with male and female students, as well as members of the school administration. In both observations and interviews, different sociability strategies used by girls and boys regarding the numerous expressions of violence were considered, with focus on the close relationship between socializations and gender dispositions. The results show that family and school (among other socialization agents), are responsible for the incorporation of the gender dispositions utilized by young people. The cheating incident is a typical episode which reveals simultaneously the reproduction and the superation of traditional gender patterns. In the specific case of the investigated school, data show that these socialization processes are intertwined with the way the school administration intervenes on indiscipline and conflicts that emerge from school relations or other outside conflicts that might influence them. The conclusion is that the combination of incorporation of gender dispositions, strategies for dealing with violences and schools proactive dialogic practices has set up cultural dispositions that contribute to the low occurrence of physical conflicts in school. However, these resources are not efficient enough to inhibit other expressions of violences in the school environment or the reproduction of traditional gender norms, as expressed in the cheating case analyzed in this dissertation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-05-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.