• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2014.tde-05022015-133440
Documento
Autor
Nome completo
Fernando Chui de Menezes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Iavelberg, Rosa (Presidente)
Cola, César Pereira
Coutinho, Rejane Galvão
Macedo, Lino de
Machado, Nilson Jose
Título em português
Erro e errância na educação em arte
Palavras-chave em português
Conhecimento
Construtivismo
Educação em arte
Errância
Erro
Escola
Resumo em português
Ao se colocar em foco o papel do erro como tema relevante à educação em arte, descortinam-se possíveis novas compreensões do significado do erro nos diferentes contextos atuais de formação. Partindo do pensamento filosófico a respeito do termo e da observação da oposição histórica entre correntes ideológicas antípodas relativamente a sua concepção no ensino de arte, este texto, ao trazer o erro a um novo lugar conceitual, busca prover o educador de correspondente parâmetro didático-pedagógico. Entre os objetivos deste trabalho está apontar uma variedade de concepções sobre o erro nos fazeres de quem aprende e de quem ensina arte, como aquilo que é denunciado coercitivamente, aquilo que é corrigido construtivamente ou o que é acolhido criativamente. Respaldando-se nas obras de autores como Thierry de Duve e Jean Piaget, no diálogo com três educadores e na observação de propostas didáticas realizadas com turmas de ensino médio de uma escola particular, este trabalho pretende levantar a ideia da reincorporação do erro como elemento conceitual importante ao aprendizado das linguagens artísticas, assim como à discussão geral sobre o ensino contemporâneo da arte.
Título em inglês
Error and wandering in art education
Palavras-chave em inglês
Art education
Constructivism
Error
Knowledge
School
Resumo em inglês
When the role of error is focused as a relevant subject in art education, new other possible understandings of the meaning of error show themselves in different present educational contexts. Based on the philosophical thought about error and on the comparison between opposite ideological trends concerning this concept in art teaching, this work wants to provide educators with correlated didactic and pedagogical parameters, bringing error to a new conceptual place. Among the objectives of this work, there is the displaying a variety of errors in the activities of who learns and teaches art, both as what is coercively condemned, or what is constructively corrected, or even what is creatively accepted. Supported by ideas of authors as Thierry de Duve and Jean Piaget, inspired by dialogues with three educators and based in the observation of didactic proposals applied in high school classes at a private institution, this work intends to incorporate error as an important conceptual element to the learning of artistic languages, as well as to the general discussion of the contemporary teaching of art.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-02-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.