• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2014.tde-05022015-133440
Documento
Autor
Nombre completo
Fernando Chui de Menezes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Iavelberg, Rosa (Presidente)
Cola, César Pereira
Coutinho, Rejane Galvão
Macedo, Lino de
Machado, Nilson Jose
Título en portugués
Erro e errância na educação em arte
Palabras clave en portugués
Conhecimento
Construtivismo
Educação em arte
Errância
Erro
Escola
Resumen en portugués
Ao se colocar em foco o papel do erro como tema relevante à educação em arte, descortinam-se possíveis novas compreensões do significado do erro nos diferentes contextos atuais de formação. Partindo do pensamento filosófico a respeito do termo e da observação da oposição histórica entre correntes ideológicas antípodas relativamente a sua concepção no ensino de arte, este texto, ao trazer o erro a um novo lugar conceitual, busca prover o educador de correspondente parâmetro didático-pedagógico. Entre os objetivos deste trabalho está apontar uma variedade de concepções sobre o erro nos fazeres de quem aprende e de quem ensina arte, como aquilo que é denunciado coercitivamente, aquilo que é corrigido construtivamente ou o que é acolhido criativamente. Respaldando-se nas obras de autores como Thierry de Duve e Jean Piaget, no diálogo com três educadores e na observação de propostas didáticas realizadas com turmas de ensino médio de uma escola particular, este trabalho pretende levantar a ideia da reincorporação do erro como elemento conceitual importante ao aprendizado das linguagens artísticas, assim como à discussão geral sobre o ensino contemporâneo da arte.
Título en inglés
Error and wandering in art education
Palabras clave en inglés
Art education
Constructivism
Error
Knowledge
School
Resumen en inglés
When the role of error is focused as a relevant subject in art education, new other possible understandings of the meaning of error show themselves in different present educational contexts. Based on the philosophical thought about error and on the comparison between opposite ideological trends concerning this concept in art teaching, this work wants to provide educators with correlated didactic and pedagogical parameters, bringing error to a new conceptual place. Among the objectives of this work, there is the displaying a variety of errors in the activities of who learns and teaches art, both as what is coercively condemned, or what is constructively corrected, or even what is creatively accepted. Supported by ideas of authors as Thierry de Duve and Jean Piaget, inspired by dialogues with three educators and based in the observation of didactic proposals applied in high school classes at a private institution, this work intends to incorporate error as an important conceptual element to the learning of artistic languages, as well as to the general discussion of the contemporary teaching of art.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-02-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.