• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2012.tde-05022013-104615
Documento
Autor
Nombre completo
Daniela Haertel Hurtado
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Araújo, Ulisses Ferreira de (Presidente)
Colello, Silvia de Mattos Gasparian
Grandino, Patricia Junqueira
Título en portugués
Projetos de vida e projetos vitais: um estudo sobre projetos de jovens estudantes em condição de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo
Palabras clave en portugués
juventude
projetos de vida
projetos vitais
vulnerabilidade
Resumen en portugués
A presente investigação tem como objetivo identificar os projetos de vida e projetos vitais éticos dos jovens estudantes com idade entre 16 e 18, anos em condição de vulnerabilidade social, de instituição pública de Ensino Médio do estado de São Paulo, buscando compreender as principais características destes projetos, e, se eles podem influenciar os demais objetivos e aspirações e a percepção de sentido e significado de suas vidas. Para tanto, esta pesquisa partiu do conceito de projeto de vida (BRONK, 2010; MARIANO; SAVAGE, 2009) e dos conceitos de projeto vital e projeto vital ético de Damon e seus colaboradores (DAMON; MENON; BRONK, 2003; DAMON 2003; DAMON 2009a; DAMON 2009b). Em suma, o projeto de vida e o projeto vital correspondem a objetivos de vida de longo prazo, orientados para o futuro e significativos para o sujeito, que podem motivar e conferir sentido à existência desse sujeito. Entretanto, o projeto vital difere do projeto de vida porque corresponde a uma meta essencial na identidade do sujeito que visa beneficiar o mundo e a sociedade. O projeto vital, sobretudo o projeto vital ético, é um projeto que possui uma orientação moral que implica o devotamento a uma causa significativa e ética, com uma preocupação em fazer diferença no mundo através de ações éticas e cidadãs. Para atingir o objetivo proposto neste trabalho, foi realizada uma pesquisa com 90 sujeitos estudantes de uma escola pública da zona leste da cidade de São Paulo, inserida num bairro cujo índice de desenvolvimento humano (IDH) está abaixo da média. Em conjunto com a análise dos indicadores econômicos e sociais da região onde a escola estava localizada, foi possível identificar a presença da condição de vulnerabilidade social analisando-se outros fatores qualitativos da região onde a pesquisa foi realizada. Para atingir os objetivos aos quais esta pesquisa se propôs aplicou-se um questionário sobre projetos de vida, a escala de objetivos de vida (ROBERT; ROBINS, 2000) e a escala de sentido de vida (STEGER et. al., 2006). Os resultados da pesquisa demonstraram uma baixa presença de jovens estudantes com projetos vitais, mas confirmou o fato de que os projetos vitais éticos influenciam suas vidas no que diz respeito aos seus objetivos e ao sentido que eles atribuem a elas.
Título en inglés
Purpose: a Study on Young Students Purposes Coping with Social Vulnerable Conditions in the City of Sao Paulo
Palabras clave en inglés
Purpose
Vulnerability
Youth
Resumen en inglés
This present investigation is aimed at identifying purposes and ethical purposes of young students between 16 and 18 years old who cope with social vulnerable conditions in a public High School in the State of Sao Paulo, trying to understand the main characteristics of those purposes and whether they can have any influence on those people´s lives. For such, this research adopted the concept of purpose (BRONK, 2010; MARIANO; SAVAGE, 2009) and the concept of purpose and ethical purpose, as defined by Damon and his collaborators (DAMON; MENON; BRONK, 2003; DAMON 2003; DAMON 2009a; DAMON 2009b). In short, purposes refer to enduring, future-minded goals in life, meaningful for the people, capable of motivating and fulfilling their lives. However, the concept of purpose as defined by Damon differs from the concept of purpose as defined by other autors, as the former is stable and indicates intention of having consequences to the world beyond the self, consisting of family, community or society. Ethical purpose, however, consists of a long-term, stable and generalized goal in life, but with moral orientation that implies dedication to a significant, ethical cause, with a sense of purpose to make a difference in the world, by means of ethical and civic actions. In order to achieve the objective set in this work, we surveyed 90 students in a public school on the East side of the City of Sao Paulo, located at a neighborhood whose human development index (HDI) is lower than average. Combining the analysis of social and economic indexes for the region where the school was located, it was possible to identify the presence of social vulnerable conditions. For such, we distributed a survey on purposes, scale of purpose in life (ROBERT; ROBINS, 2000) and meaning in life questionnaire (STEGER et. al., 2006). Our survey results show there is a small number of students with purpose, but confirmed that ethical purpose influences their lives when it comes to goals and the meaning those goals can have in their lives.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-02-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.