• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2018.tde-04122018-181153
Documento
Autor
Nombre completo
Bruna Cadenas Cardoso
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Nascimento, Maria Letícia Barros Pedroso (Presidente)
Coutinho, Angela Maria Scalabrin
Sekkel, Marie Claire
Título en portugués
"Tem 900 lobos escondidos na floresta!" ou as narrativas sobre o que as crianças dizem brincando a respeito do mundo e das culturas das quais fazem parte
Palabras clave en portugués
Brincar
Crianças
Culturas infantis
Educação infantil
Professora pesquisadora
Resumen en portugués
O presente trabalho buscou investigar e compreender as táticas utilizadas pelas crianças pequenas nas brincadeiras coletivas não dirigidas como forma legítima de participação com o objetivo de dar visibilidade às lógicas infantis e à sua produção de cultura. Concebendo a criança como um ser ativo, competente e de direitos, tentei, de maneira reflexiva, conciliar o duplo papel de professora-pesquisadora em uma escola de Educação Infantil pública do Município de São Paulo e adentrar por meio de uma pesquisa com inspiração etnográfica, nos mundos das culturas infantis para perceber e identificar as táticas, as resistências, as reinterpretações que as crianças como atores sociais utilizam ao brincar. Procurei analisar tais narrativas à luz da Sociologia da Infância, de Certeau e de Benjamin, que ouso tentar entrelaçar de uma maneira poética, assim como as crianças interpretam o mundo. Nas narrativas, as crianças nos dizem, brincando, suas verdades por meio de manifestações verbais, corporais, de suas criações e reinterpretações e nos mostrando que, à maneira dos antigos narradores, elas persistem com suas culturas infantis lendo e trazendo para o mundo um outro jeito de vivê-lo.
Título en inglés
There are 900 wolves in the woods or the narratives about what children say by playing about their own world and culture
Palabras clave en inglés
Children
Childrens cultures
Early childhood education
Playing
Teacher researcher
Resumen en inglés
This paper intended to investigate and understand the tactics used by small children in collective and not directed play time as a legitimate form of participation with the objective of giving visibility to the children's logic and to their cultural production. Considering the child as an active, competent and a possessive of rights being, I tried, in a reflexive form, to reconcile the dual role of teacher-researcher in a public preschool of the city of São Paulo, entering through a research with ethnographic inspiration, in the worlds of children's culture to notice and identify the tactics, resistances, and reinterpretations children as social actors use when playing. I have tried to analyze such narratives in the light of sociology of childhood, by Certeau and Benjamin, who I dare try to interweave in a poetic way, just as children interpret the world. In the narrative, children tell us, by playing, its truths through verbal and body manifestations, of their creations and reinterpretations and showing us that, in the manner of ancient storytellers, they persist with their childrens cultures reading and bringing to the world another way of living it.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-12-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.