• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-04112019-175609
Document
Auteur
Nom complet
Sandro Adrián Baraldi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Amaral, Maria Nazare de Camargo Pacheco (Président)
Dalbosco, Claudio Almir
Francisco, Maria de Fatima Simoes
Lorieri, Marcos Antonio
Muraro, Darcisio Natal
Titre en portugais
Dewey: natureza, cultura, educação e democracia
Mots-clés en portugais
Cultura
Democracia
Educação
Filosofia da educação
Grande comunidade
John Dewey
Natureza
Resumé en portugais
Esta tese tem por objetivo apresentar a investigação sobre a filosofia da experiência de John Dewey e sua relação com a educação democrática e a democracia criativa. Ao elaborar sua filosofia da experiência, Dewey traça um percurso que parte da origem orgânica das habilidades psíquicas e de seu desenvolvimento em um meio cultural formado por hábitos que nos constituem como seres. Para este filósofo, todos os seres humanos possuem potências que se revelam durante a formação cultural, que, por sua vez, constrói um ethos aplicável à vida ordinária, possibilitando o redirecionamento dos costumes, a alteração da própria subjetividade e a democracia. Para Dewey, a democracia é um conceito aberto, também de origem orgânica, que se refere à liberdade presente nas interações do mundo. Assim, não há em sua obra uma democracia específica, mas um método que, sendo seguido, permite alcançar significados para a construção de uma Grande Comunidade Democrática. John Dewey, ao longo de seus 92 anos de vida, construiu uma sólida filosofia, profundamente inovadora, a ponto de Larry Hickman, renomado pesquisador de sua obra, denominar o pragmatismo deweyano como pós-pós-moderno, aproximando-o das filosofias mais contemporâneas. Este fato, por si, instigou esta pesquisa, que precisou lidar com uma imensa obra: Dewey deixou cerca de quarenta livros e aproximadamente setecentos artigos distribuídos por cento e quarenta jornais; tratou de psicologia, educação, epistemologia, lógica, empirismo, política, o que redundou na complexidade do desenvolvimento desta pesquisa e na obrigatoriedade de alinhar todos esses temas. É uma pesquisa exclusivamente bibliográfica, que pretende levantar conceitos do pensamento deweyano para sugerir ideias que contribuam para a Filosofia da Educação.
Titre en anglais
Dewey: nature, culture, education and democracy
Mots-clés en anglais
Culture
Democracy
Education
Great community
John Dewey
Nature
Philosophy of education
Resumé en anglais
This thesis aims to present research on the philosophy of John Dewey's experience and its relationship with democratic education and creative democracy. In elaborating his philosophy of experience, Dewey traces a pathway from the organic origin of psychic abilities and their development into a cultural milieu formed by habits that constitute us as beings. For this philosopher, all human beings have powers that are revealed during cultural formation, which, in turn, builds an ethos applicable to ordinary life, enabling the redirection of customs, the alteration of their own subjectivity and democracy. For Dewey, democracy is an open concept, also of organic origin, that refers to the freedom present in the interactions of the world. Thus, there is not a specific democracy in his work, but a method that, being followed, allows to reach meanings for the construction of a Great Democratic Community. John Dewey, throughout his 92 years of life, has built a solid, deeply innovative philosophy to the point that Larry Hickman, a renowned researcher of his work, calls Deweyan pragmatism post-post-modern, bringing it closer to philosophies more contemporary. This fact in itself sparked this research, which had to deal with a huge work: Dewey left about forty books and about seven hundred articles distributed over one hundred and forty newspapers; It dealt with psychology, education, epistemology, logic, empiricism, politics, which resulted in the complexity of the development of this research and the obligation to align all these themes. It is an exclusively bibliographical research that aims to raise concepts of Deweyan thought to suggest ideas that contribute to the Philosophy of Education.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-11-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.