• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2013.tde-04112013-114701
Documento
Autor
Nombre completo
Leonardo Maciel Moreira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Marandino, Martha (Presidente)
Lupetti, Karina Omuro
Schall, Virgínia Torres
Sousa, Guaracira Gouvea de
Trivelato, Silvia Luzia Frateschi
Título en portugués
O teatro em museus e centros de ciências: uma leitura na perspectiva da alfabetização científica
Palabras clave en portugués
Ciência
Educação em museus
Educação não-formal
Exposições
Teatro
Resumen en portugués
Essa pesquisa tem como objetivo analisar articulações estabelecidas entre o Teatro nos Museus e Centros de Ciência e a alfabetização científica, no intuito de desvelar como peças teatrais do projeto Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência (NAC), da Universidade de São Paulo, podem favorecer a alfabetização científica. Para isso focalizou-se em problematizar o Teatro enquanto ação de museus e centros de ciências, bem como suas possíveis interações com a exposição. A pesquisa foi realizada na perspectiva da análise qualitativa e foi realizada em duas etapas, um estudo exploratório e um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário, entrevistas e análise de documentos (projeto submetido ao CNPq, texto da peça, filmagem da encenação e relatório técnico). Os resultados encontrados demonstraram que a proposta de alfabetização científica implícita no NAC contempla as dimensões natureza da ciência e da tecnologia e a relação entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. A dimensão conceitos e conhecimentos básicos da ciência e da tecnologia é contemplada em menor intensidade, salvo nos momentos em que o NAC se mobilizou para construir as denominadas aulas espetáculo. Especificamente com respeito ao espetáculo analisado os diversos sistemas cênicos são mobilizados na abordagem das diferentes dimensões da alfabetização científica, contribuindo para a construção de ideias a respeito da ciência e da tecnologia. Com respeito à relação do teatro com outras atividades museais, em especial a exposição, foi verificada uma relação de complementaridade, na qual o teatro assume a característica de, além de abordar a alfabetização científica nas diferentes categorias teóricas definidas nessa pesquisa, auxiliar as outras atividades nos ajustes que fossem necessários. Foi perceptível que a divisão das atribuições entre a encenação e a exposição não é rígida, o fato de uma informação ou aspecto da temática aparecer em uma estratégia não impediu que o mesmo aparecesse na outra.
Título en inglés
The theater in museums and science centers: a reading from the perspective of scientific literacy
Palabras clave en inglés
Exhibitions
Museum educaiton
Non-formal education
Science
Theatre
Resumen en inglés
This research aims to analyze relationships between Theater in Science Museums and the scientific literacy, to explicate how the theatre performed on Núcleo de Artes Cênicas (NAC), of the São Paulo University, can promote the scientific literacy. For this focused in problematizing the Theater while action of museums and science centers, as well as their possible interactions with the exhibition. This research was performed in looming of qualitative analysis and was performed in two steps, an exploratory study and a case study. The data were collected by questionnaires, interviews and analysis of documents (project submitted to the CNPq, the dramas text, videotaping of drama and technical report). The results demonstrated that the proposal for scientific literacy implicit in NAC contemplates the dimensions nature of science and technology and the relationship between science, technology, society and environment. The dimension concepts and basic knowledge of science and technology is contemplated in lesser intensity, except in moments in which the NAC mobilized to build the denominated classes spectacle. Specifically with respect to drama analyzed the different scenic systems are deployed in the approach of the different dimensions of scientific literacy, contributing to the construction of ideas about science and technology. With respect to the relationship of theater with other activities important museums, in particular the exhibition, it was verified a relationship of complementarity, in which the theater assumes the characteristic, in addition to addressing the scientific literacy in different theoretical categories defined in this study, the other auxiliary activities in adjustments that were necessary. It was noticeable that the division of tasks between the drama and the exhibition is not rigid, the fact of an information or aspect of the theme appears in a strategy did not prevent the same appeared in another.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-11-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.