• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2011.tde-04082011-152252
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Marcos Falco de Brito
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Cacete, Nuria Hanglei (Presidente)
Favaretto, Celso Fernando
Vendramini, José Eduardo
Título em português
A (in)desejada transgressão: uma história social do ensino superior de teatro no Brasil
Palavras-chave em português
ensino superior
história
sociedade brasileira
teatro
transgressão
Resumo em português
A pesquisa parte da premissa defendida por Adorno, Brecht, e muitos outros pensadores críticos da sociedade burguesa, de que a Educação e o Teatro não devem limitar sua atuação à esfera da adaptação, ou seja, à reprodução mecânica das condições existentes em seu tempo e lugar. O Teatro e a Educação detêm, assim, uma importante função social de contestação e resistência, no sentido de se configurarem como espaços privilegiados de emancipação do indivíduo e de transformação do coletivo. Desse modo, postula-se a existência de um princípio de transgressão, que deve estar presente em todos os níveis da ação educativa e teatral, e, particularmente, no processo de formação de seus profissionais. A investigação se direciona, portanto, à verificação da presença deste princípio de transgressão nos cursos superiores de Teatro no Brasil. Para tanto, efetua um mapeamento histórico-social do contexto em que se criaram esses cursos, baseando-se na proposição de Goodson de que a seleção dos conteúdos curriculares é determinada pela atuação das diversas forças sociais em conflito. O resultado, enfim, é uma narrativa histórica do processo social de implantação dos cursos de formação superior em Teatro no país, desde suas raízes no movimento de modernização da cultura brasileira dos anos 1920-1930, passando pelo surgimento dos primeiros bacharelados e licenciaturas nos anos 1960-1970, e chegando à crescente expansão do setor, a partir dos anos 1980. Busca-se, com esse relato, evidenciar as (im) possibilidades de constituição de uma atitude verdadeiramente crítico-transgressora no seio do Ensino Superior de Teatro no Brasil.
Título em inglês
The (un) desired transgression: a social history of the theatres higher education of Brazil.
Palavras-chave em inglês
brazilian society
higher education
history
theatre
transgression
Resumo em inglês
The research is based on the ideas defended by Adorno, Brecht and many other critics of the Bourgeois Society, where Education and Theatre should not limit their actions to the ambit of adaptation, in other words, to the mechanic reproduction of the status quo. Theatre and Education hold an important social duty to contest and resist in the way that they shape themselves as privileged spaces to provide individual emancipation and social transformation. In order for this to happen, the study claims the necessity of a principle of transgression, which must be present in all levels of educational and theatrical actions, and, also vital, in the process of development of its professionals. The investigation is driven, therefore, towards the search for this principle of transgression at the Theatres Higher Education of Brazil. For that, it draws a map of the social and historic context where these courses were created, based on the proposal of Goodson, in which the conflict between the different strengths of society defines the selection of curricular content. The result, finally, is a historic narrative that reveals the social process that took place during the creation and development of Theatres Higher Education of Brazil. The history begins in the early twenties and thirties, with the movement of modernization of Brazilian Culture; it carries on to the uprising of the first graduations for artists and teachers, from early sixties to late seventies; at last, it describes the crescent expansion of the sector, from the eighties to date. The objective of this study is to bring to light all the (im) possibilities to establish a truly critic-transgressor attitude within Theatres Higher Education of Brazil.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-08-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.