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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2012.tde-04072012-104019
Documento
Autor
Nome completo
Patrícia Coelho da Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Vidal, Diana Goncalves (Presidente)
Azevedo, Lia Calabre de
Paulilo, André Luiz
Salvadori, Maria Angela Borges
Vicente, Eduardo
Título em português
Educadores do rádio: concepção, realização e recepção de programas educacionais radiofônicos (1935-1950)
Palavras-chave em português
Programas rádio educativos
Radiodifusão
Radioeducadores
Resumo em português
O tema deste estudo é a concepção, a realização e a recepção dos programas educacionais radiofônicos irradiados entre 1935 e 1950, em especial, dos seguintes: Viagem através do Brasil, de autoria de Ariosto Espinheira e veiculado pela Rádio Jornal do Brasil, Tapete mágico da Tia Lúcia, elaborado por Ilka Labarthe, e Biblioteca do ar e Ouvindo e aprendendo, criados por Genolino Amado e irradiados, de início pela Rádio Mayrinck Veiga e posteriormente pela Rádio Nacional. Os autores destas programações eram rádioeducadores, oriundos da Rádio Escola Municipal (PRD5), e que conjugavam os preceitos educacionais ao formato dinâmico das atrações comerciais. O objetivo foi analisar não apenas a trajetória destes rádioeducadores, como também seus conceitos de educação por meio do rádio, suas táticas para a conquista do espaço na grade de programação das emissoras comerciais e as diferentes formas de recepção de suas produções. A elaboração de tal estudo exigiu a localização, classificação e interpretação de fontes escritas e orais tais como ofícios, livros, periódicos, cartas de ouvintes, scripts e gravações de programas, disponíveis no Museu da Imagem e do Som, na Casa de Rui Barbosa, na Academia Brasileira de Letras, na Associação Brasileira de Educação, na Biblioteca Nacional, na Sociedade Amigos da Rádio MEC, na Biblioteca Regional da Glória, no Arquivo Nacional e no Centro de Memória da Rádio Nacional. A pesquisa foi estruturada em cinco capítulos. No primeiro capítulo foi realizado o estudo das primeiras experiências de intelectuais brasileiros com a radiofonia e as disputas pela implemetação da educação por meio do rádio em nosso país. O segundo capítulo analisou o debate em torno do teor que era considerado educacional na programação das rádios, durante o processo de expansão comercial, ainda nos 1930; neste âmbito situaram-se as disputas, assim como as redes de sociabilidade construídas em torno da radiodifusão educativa, que foram promovidas pela Confederação Brasileira de Rádio, fundada em 1933, sob liderança de Elba Dias e Roquette-Pinto, assim como, e a criação, no ano seguinte, da Rádio Escola Municipal (PRD5). O terceiro capítulo aborda o conteúdo elaborado para irradiação da Biblioteca do ar, de Ouvindo e aprendendo, da Viagem através do Brasil, do Tapete mágico da Tia Lúcia . No quarto capítulo apresenta-se o estudo sobre as formas de realização destes programas. No quinto capítulo estuda-se os modos de recepção destas programações a partir de duas perspectivas: as condições técnicas e as interferências no cotidiano dos ouvintes. A presente pesquisa pretende não apenas contribuir com novas visões sobre a história da educação por meio do rádio, como também ampliar a compreensão sobre o papel dos rádioeducadores na história do rádio brasileiro.
Título em inglês
Radio educators: conception, performance and receipt of radio educacional programs
Palavras-chave em inglês
Broadcasting
Educacional radio programs
Radio educators
Resumo em inglês
This study is focused on the conception, performance and receipt of educational radio programs broadcasted within the period between 1935 and 1950, and particularly the following: Viagem através do Brasil, conceived by Ariosto Espinheira and broadcasted by Jornal do Brasil Radio, Tapete mágico da Tia Lúcia, created by Ilka Labarthe, and Biblioteca do ar and Ouvindo e aprendendo, created by Genolino Amado and initially broadcasted by Mayrinck Veiga Radio and, subsequently, by the National Radio. The authors of such programs were radio educators from Rádio Escola Municipal (PRD5), who combined educational principles to the dynamic format of commercial attractions. The purpose was not only to examine the career of these radio educators, but also their concepts on education through radio, their tactics to conquer space at the program scheduling of commercial broadcasting companies, as well as the several forms of receipt of their productions. Drafting such study required the location, classification and interpretation of both written and oral sources, such as official notices, books, journals, letters from listeners, scripts and programs records, which are available at the Museum of Image and Sound, at Rui Barbosas House, at the Brazilian Academy of Letters, at the Brazilian Association of Education, of the National Library, at the Society of Friends of the Ministry of Education and Cultures Radio, at the Regional Library of Glória, at the National Records, and at the Center of Memory of the National Radio. The research was structured in five chapters. The first one focused the study of the first experiences of Brazilian intellectuals with radiophony, as well as the disputes involving the implementation of education through radio throughout our country. The second chapter examined the discussions on the content of radio programs that was deemed as educational, during the process of commercial enhancement, still at the 30ths; within this context, we referred to the disputes, as well as to sociability nets built around the pedagogical broadcasting, which were promoted by the Brazilian Confederation of Radio, founded in 1933, under the leadership of Elba Dias and Roquette-Pinto; we also analyzed the foundation of Rádio Escola Municipal (PRD5), which occurred during the following year. The third chapter addresses the content prepared for broadcasting of Biblioteca do ar, Ouvindo e aprendendo, Viagem através do Brasil and Tapete mágico da Tia Lúcia. At the fourth chapter, we present a study of the ways of performance of such programs. At the fifth chapter, we studied the forms of receipt of said programs under two perspectives: the technical conditions and the ways of interference thereof at the listeners routine. This research is intended not only to contribute with new visions of history of education through radio, but also to improve the understanding on the role played by radio educators in the history of Brazilian radio.
 
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Data de Publicação
2012-07-13
 
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