• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2011.tde-04072011-152859
Documento
Autor
Nome completo
Carla Cristina Pompeu
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Santos, Vinicio de Macedo (Presidente)
Domite, Maria do Carmo Santos
Monteiro, Alexandrina
Título em português
A experiência escolar de alunos jovens e adultos e sua relação com a matemática
Palavras-chave em português
aprendizagem situada
jovens trabalhadores
matemática escolar
práticas escolares
práticas sociais
relação entre o jovem e o saber
Resumo em português
A presente pesquisa teve por objetivo analisar os modos de interação e as relações de alunos jovens e adultos com o conhecimento matemático dentro e fora da escola, bem como as possibilidades de aproximação entre conhecimento matemático escolar e não escolar. As referências teóricas compõem-se da concepção de Bernard Charlot (2001) sobre as interações do jovem com o saber; da noção de aprendizagem situada desenvolvida por Jean Lave e Etienne Wenger (1991); e da análise da matemática como cultura feita por Alan Bishop (1999). O desenvolvimento do trabalho apoia-se em análise de bibliografia sobre a temática aqui questão e em dados levantados por meio de acompanhamento de aulas e de entrevistas realizadas com alunos e um professor de duas classes de Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública da cidade de São Paulo. Entre os principais resultados do trabalho, podem-se destacar a possibilidade de diálogo entre o conhecimento matemático escolar e o conhecimento matemático adquirido pelos alunos em diferentes contextos não escolares, bem como a possibilidade de relação entre contexto e aprendizagem de modo que cada ambiente crie situações e artefatos próprios para enriquecer momentos de aprendizagem.
Título em inglês
Young and adult workers' school experience and their relation to mathematics.
Palavras-chave em inglês
relationship between the young and knowledge
school mathematics
school practices
situated learning
social practices
young workers
Resumo em inglês
This research aimed to analyze the modes of interaction and relationships of young and adult students with mathematical knowledge, inside and outside school, as well as possibilities of approach between mathematical knowledge school and non-school. The theoretical references consist of the conception of Bernard Charlot (2001) on the relationship of youth with knowledge; the idea of situated learning of Jean Lave & Etienne Wenger (1991); and the analysis made by Alan Bishop (1999) of mathematics as a culture. The work development is based on analysis of bibliography on the topic and data collected through monitoring classes and interviews with students and teacher of two classes of youth and adults in a public school in the city of São Paulo. Among the highlight results of the study, its present the possibility of dialogue between the school mathematical knowledge and mathematical knowledge acquired by students in different non-school contexts, as well as the relationship between context and learning, so that each environment creates situations and artifacts to enrich learning moments.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-07-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.